Aspuv

Seção Sindical dos Docentes da UFV
ANDES-SN cobra ruptura de relações com Israel em reunião no Itamaraty

Representantes do ANDES-SN, do Sinasefe, da Federação Árabe Palestina do Brasil (Fepal) e do Comitê Mineiro de Solidariedade ao Povo Palestino se reuniram com o diretor do Departamento de Oriente Médio do Ministério de Relações Exteriores, o ministro Clélio Crippa Filho, no último dia 29 de novembro, Dia Internacional de Solidariedade ao Povo Palestino. O encontro tratou das violações contra o povo palestino e a sua luta pela autodeterminação.

Durante a audiência no Palácio do Itamaraty, o encarregado de Relações Internacionais do ANDES-SN, Luis Acosta, entregou um documento com resoluções do sindicato em apoio à Palestina, incluindo a solicitação de rompimento das relações diplomáticas, comerciais, militares e acadêmicas do Brasil com Israel. Também foram discutidos os impactos dos acordos militares brasileiros e a sua relação com a militarização das periferias, além da perseguição a militantes e estudiosos no Brasil que defendem a causa palestina. 

O ministro, por sua vez, reafirmou a posição do governo, expressa por meio de comunicados públicos e ações internacionais, e destacou as declarações do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT), que qualificou as ações de Israel na Faixa de Gaza como genocídio. Crippa também mencionou as dificuldades do governo para enviar ajuda humanitária à Palestina diante das atuais restrições.

“Foi uma reunião bastante positiva, um ato político muito importante, de pressão concreta na direção indicada por nosso Congresso de lutar pela ruptura das relações diplomáticas, comerciais, militares e acadêmicas com o governo de Israel. Ficou aberta a possibilidade de novos contatos com a chancelaria. Com a representação da Fepal ficou aberta a possibilidade de continuar trabalhando de forma conjunta nesta luta em diversas ações. Uma das ações que interessa ao nosso sindicato é entrar em contato com os sindicatos da educação da Palestina, assim como também a realização de uma campanha de ajuda humanitária que possa se efetivar com o ingresso dessa ajuda”, avaliou Acosta.

Participaram da audiência o presidente do Sindicato de Docentes do Centro Federal de Educação Tecnológica de Minas Gerais (Sindcefet-MG), Fábio Bezerra; membro da Coordenação do Comitê Mineiro de Solidariedade ao Povo Palestino; o integrante da coordenação nacional do Sinasefe, Amaury Garcia; e o presidente e a vice da Federação Árabe Palestina (Fepal), Ualid Rabah e Fátima Ali, respectivamente.

ANDES-SN na luta em apoio à Palestina

O ANDES-SN tem uma longa história de apoio à luta palestina, iniciada em 2003, com ações de solidariedade e boicote ao Estado de Israel. Em 2018, aderiu à campanha de Boicote, Desinvestimento e Sanções (BDS). No 42º Congresso, em 2023, aprovou a moção Não é guerra, é genocídio! e no 67º Conad deliberou por lutar pelo rompimento das relações diplomáticas entre Brasil e Israel.

Em agosto, o jornalista Breno Altman, que é judeu, esteve em Viçosa para o lançamento do livro Contra o Sionismo: Retrato de uma Doutrina Colonial e Racista. A ASPUV foi uma das realizadoras da atividade. “Não devemos olhar a questão palestina apenas com os olhos de quem assiste e sofre com o genocídio daquele provo. Nós devemos olhar principalmente com outros olhos. Com os olhos que admiram e se solidarizam com a valentia do povo palestino. Ali na Palestina se trava hoje a principal batalha dos povos do mundo contra o sistema imperialista e neocolonial. Eu não tenho dúvidas em afirmar que a questão palestina é a régua moral dos nossos tempos. Se nós queremos saber, se nós queremos estender de que lado da história nós estamos, a pergunta que a gente deve fazer é: qual é a sua posição sobre a questão palestina?”, disse Altman na ocasião.

Na visita a Viçosa, o jornalista também concedeu uma entrevista conjunta à equipe de comunicação da ASPUV e à TV Viçosa. Na conversa, Altman aborda o processo de elaboração do livro, a importância de ferramentas que trazem outras perspectivas frente ao discurso da mídia hegemônica e a centralidade da luta palestina.

Assista no link a seguir:

(Assessoria de Comunicação da ASPUV a partir de texto do ANDES-SN)

Deixe um comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado. Os campos necessários são marcados com *.