Aspuv

Seção Sindical dos Docentes da UFV
ASPUV repudia episódio de racismo na UFV campus Florestal

A ASPUV recebeu com extrema preocupação o relato de uma professora da UFV campus Florestal, denunciando um grave episódio de racismo em sala de aula.

Segundo a docente, uma estudante proferiu uma série de ofensas e fez falas criminosas, negando a existência de pessoas negras no Brasil e atacando as necessárias políticas de ações afirmativas. O desconforto foi tamanho que pessoas passaram mal e precisaram sair da sala.

Muito nos preocupa o caso explícito de racismo dentro da universidade, que deveria ser, por excelência, um espaço de diversidade e de pensamento crítico, vanguarda no combate às opressões que ainda assolam o nosso país. Trata-se ainda de uma violência a uma professora em pleno exercício da docência, típica de movimentos autoritários que tentam avançar uma patrulha ideológica altamente conservadora para atacar a liberdade em sala de aula e a educação crítica.

Desde que tomou conhecimento do episódio, a ASPUV está acompanhando o caso por meio de diretores no campus. O sindicato também disponibilizou apoio jurídico para as ações necessárias.

Seguiremos vigilantes e combatendo o racismo e todas as formas de opressão que ainda permanecem em nossa universidade.  

Diretoria da ASPUV Seção Sindical

3 comentários sobre “ASPUV repudia episódio de racismo na UFV campus Florestal

  1. Inadmissível esta situação! Será que as pessoas não estão conhecendo as leis de seu próprio país? Será que não conhecem sua própria história de luta, de luta de classes e se acham os donos de tudo? Perfis autoritários está na moda??? Que população é essa?

  2. Mundialmente o nazismo está reencontrando lugar de conforto , o sionismo também é racismo ; êssės movimentos mundiais receberam de uns ė outros pôr ai palavras de apoio . Enquanto não tivermos consciência política ė religiosa .

Deixe um comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado. Os campos necessários são marcados com *.