Mensagem da Aspuv pelo Dia do/as Professore/as
Vivemos tempos tenebrosos no Brasil: em uma velocidade vertiginosa, uma série de medidas desmonta os serviços públicos, os diretos trabalhistas e sociais. Nós, trabalhadores da educação, sofremos ainda com outro fenômeno, que vem ganhando força no país e é incompatível com uma democracia: a censura e a perseguição política. Colegas docentes de universidades como a UFSC, UNIFAL, UFOP, UFMG e UFABC são exemplos disso: alvos de ações judiciais ou administrativas contestáveis, que não obedeceram estritamente ao que prevê a legislação brasileira, ou expostos publicamente sem chance de defesa em igual proporção. O objetivo dessa empreitada é claro: sucatear e desmoralizar a educação pública, abrindo caminho para a sua ampla privatização!
Por isso, neste Dia do/as Professore/as, a Diretoria da Aspuv reforça o seu chamado para construção permanente da nossa entidade: fazendo dela um local forte, de luta, capaz de barrar esse cenário de retrocessos e de buscar a garantia, a conquista e ampliação dos nossos direitos! Mais do que nunca, a universidade e o sindicato devem ser focos de resistência, fazendo frente à intolerância, ao conservadorismo e ao cerceamento de direitos básicos, como as liberdades de pensamento e expressão!
Parabenizamos e agradecemos a cada um dos nossos sindicalizados, comprometidos com a formação de profissionais competentes, qualificados, críticos e capazes de transformar a sociedade ao redor!
Diretoria da Aspuv
Gestão 2018/2020