Jornalista Breno Altman lança livro “Contra o Sionismo: Retrato de uma Doutrina Colonial e Racista” em Viçosa
A ASPUV convida para o lançamento do livro Contra o Sionismo: Retrato de uma Doutrina Colonial e Racista, escrito pelo jornalista Breno Altman, na próxima quarta-feira (14), em Viçosa. Breno, que é judeu, é fundador do portal Opera Mundi e uma das vozes mais ativas na denúncia do genocídio do povo palestino. Somente desde outubro, cerca de 40 mil civis foram mortos em Gaza.
A atividade será às 19h, no Espaço Fernando Sabino. A programação contará com uma palestra seguida por sessão de autógrafos.
O lançamento do livro Contra o Sionismo: Retrato de uma Doutrina colonial e Racista em Viçosa é uma iniciativa da ASPUV junto a outros 13 sindicatos, organizações e movimentos sociais.
Questão palestina
A questão palestina está no centro dos debates e é peça fundamental na luta contra o colonialismo, o imperialismo e o racismo em todo o mundo.
Em outubro, Israel intensificou a ofensiva militar sobre Gaza, após o grupo Hamas assumir um ataque, que classificou como resposta a tentativas israelenses de anexar novos territórios palestinos. Desde então, cerca 40 mil civis palestinos foram mortos, sendo mais da metade crianças, adolescentes e mulheres.
O conflito não é recente. Em 1948, como resposta à pressão do movimento sionista, a ONU criou o Estado de Israel onde já ficava a Palestina. Desde então, Israel vem avançando e expandindo a sua fronteira, o que causou a destruição de centenas de vilas. Como consequência, estima-se que entre 700 mil e 800 mil palestinos foram expulsos do território.
Esse episódio é chamado pelo povo palestino de Nakba, que, em árabe, significa catástrofe ou desastre.
Lançamento do livro Contra o Sionismo: Retrato de uma Doutrina Colonial e Racista:
Quarta-feira (14), 19h – Espaço Fernando Sabino
(Assessoria de Comunicação da ASPUV)