Aspuv

Seção Sindical dos Docentes da UFV
Comando Nacional de Greve do ANDES-SN divulga contraproposta ao governo

O Comando Nacional de Greve (CNG) do ANDES-SN divulgou a contraproposta da categoria ao governo. O documento foi construído após as deliberações recebidas da rodada de assembleias de base, realizada entre o fim de abril e o início de maio, e protocolado no Ministério da Gestão e Inovação em Serviços Públicos (MGI) nesta semana.

Contraproposta

A contraproposta rejeita o reajuste zero em 2024 colocado pelo governo federal e reafirma a necessidade de 22,71% de recomposição integral até 2026. O percentual foi dividido da seguinte forma:

  • 7,06% em 2024;
  • 9% em janeiro de 2025;
  • e 5,16% em maio de 2026.

Também rechaça a alteração, pura e simples, dos steps C2 a C4 e D2 a D4, considerando que aumentaria as distorções da carreira, e mantém a proposta de reestruturação a partir dos pontos compactuados com o Sinasefe.  

O documento ainda destaca a necessidade de recomposição do orçamento das instituições federais de ensino tendo como parâmetro o ano de 2016, de inclusão dos aposentados nos avanços obtidos e de resposta à agenda completa de revogações.  

“Precisamos sempre pensar na paridade entre os docentes aposentados e ativos. O termo de compromisso que definiu apenas o reajuste do auxílio-alimentação, da assistência pré-escolar e da saúde só atinge em sua grande maioria os ativos e uma ínfima parcela de aposentados. Então, a ideia era exatamente recompor os salários para garantir o ano de 2024 para que os aposentados tenham alguma recuperação. Um segundo elemento de avaliação, que é importante considerar, é a recomposição de 22,71%, que foi uma média calculada. E também vimos uma grande intenção das nossas bases sobre o orçamento das universidades, que está muito baixo, e a necessidade de iniciar um planejamento de reinvestimento, porque nós estamos vivendo, na verdade, um processo de desinvestimento de 2016 até 2024, com uma perda inflacionária de quase 50%, e que tem prejudicado o funcionamento das atividades, das bolsas estudantis e o funcionamento dos restaurantes universitários”, avaliou o diretor da ASPUV, atual representante do Comando Local de Greve (CLG) no Comando Nacional, Cezar Luiz de Mari.   

Leia a contraproposta na íntegra aqui.

(Assessoria de Comunicação da ASPUV)

Deixe um comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado. Os campos necessários são marcados com *.