Governo marca próxima rodada de negociação com os servidores para o dia 18
O governo federal marcou, para o dia 18, a próxima reunião da Mesa Nacional de Negociação Permanente (MNNP) com os servidores. A expectativa é de que, neste encontro, o Executivo traga uma proposta concreta de reajuste após a rodada anterior não ter apresentado qualquer avanço no que se refere à pauta remuneratória.
Com o Congresso prestes a votar o Projeto de Lei de Diretrizes Orçamentárias (PLDO), o momento torna-se ainda mais crucial. As entidades sindicais ressaltam que é urgente aumentar a pressão, de modo que as demandas dos servidores possam ser incluídas no Orçamento 2024.
Última reunião frustrou servidores
A última rodada da mesa central de negociação foi realizada em 16 de novembro. O encontrou frustrou o funcionalismo, já que, mais uma vez, o Ministério da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos não apresentou uma proposta concreta de reajuste, informando apenas que tentaria construir um índice para a próxima reunião.
Poucos dias após, as entidades sindicais integrantes do Fórum das Entidades Nacionais dos Servidores Públicos Federais (Fonasefe), entre as quais o ANDES-SN, realizaram uma live com um balanço da campanha salarial. Assista ao debate no link a seguir:
Negociações com o governo e campanha salarial
Os servidores federais estão em campanha salarial unificada desde o início do ano. Além dos itens remuneratório, a pauta de reivindicações inclui pontos como a revogação de uma série de normas, que impacta diretamente os direitos das categorias.
Apesar da abertura da mesa de negociações, pouco se avançou. No fim de agosto, o Executivo sinalizou a reserva de apenas cerca de R$ 1,5 bilhão no orçamento do próximo ano para os servidores. Caso o recurso fosse utilizado unicamente para o reajuste linear, o montante representará menos do que 1% de correção salarial.
Desde então, apesar da crescente cobrança do funcionalismo, o governo segue sem apresentar uma proposta concreta.
Lembrando que todas as notícias relacionadas às negociações e à campanha salarial dos servidores podem ser lidas aqui.
Confira também:
– Rádio ASPUV #6/2023: Campanha Salarial dos Servidores Federais
(Assessoria de Comunicação da ASPUV com informações do Fonasefe)