ASPUV volta a fazer alerta para tentativas de golpe
A ASPUV volta a alertar os seus sindicalizados para tentativas de golpe, que estão sendo realizadas. Desta vez, está circulando um comunicado em nome de “Souza Advocacia Previdenciária”. Nele, é informada uma falsa restituição a ser feita. Para a liberação do valor, é solicitado o pagamento de uma taxa.
No caso de o professor receber algum contato dessa natureza, orientamos que procure o jurídico da ASPUV pelo telefone (31) 3891-1428 ou e-mail juraspuv@gmail.com.
Sinais de que se trata de um golpe
Em geral, comunicações do tipo não contêm selo de autenticidade verificável em órgão público. Em fraudes mais ‘grosseiras’, sem qualquer verossimilhança, algumas ainda atribuem títulos de entidades públicas ou privadas e de autoridades signatárias inexistentes ou desconhecidas.
Apesar disso, tais comunicações sobre recebimento de supostos valores a serem pagos ‘com urgência’ vêm com as seguintes características: o beneficiário é ‘induzido’ a pagar um determinado valor mediante depósito, transferência bancária ou outra modalidade a fim de adiantar supostas custas processuais ou tributos de alguma natureza (impostos, taxas, etc.).
A regra é que pagamentos judiciais e administrativos jamais são comunicados por fontes não confiáveis (privados) e tais correspondências, dados os avanços tecnológicos do Judiciário e outros órgãos federais e estaduais, nunca vêm desacompanhadas do selo de verificação de autenticidade.
Por fim, ressalta-se que os benefícios resultantes de processos judiciais que obtiveram êxito não necessitam de qualquer adiantamento de custas, em 99% dos casos estas são compensadas no próprio processo judicial.
(Assessoria de Comunicação da ASPUV)