Nova Diretoria do ANDES-SN (2023-25) toma posse
Tomou posse a Diretoria, que irá comandar o ANDES-SN no biênio 2023-25 (foto em destaque). A cerimônia foi realizada durante a abertura do 66º Conad, na última sexta-feira (14), em Campina Grande (PB). O Conad é uma instância deliberativa do sindicato nacional, que tem como objetivo atualizar o plano de lutas da categoria e realizar a prestação de contas. A ASPUV esteve presente na atividade com o seu secretário-geral, Cezar Luiz De Mari.
“O ANDES-SN vive o que são os efeitos de um processo de reorganização do mundo do trabalho, da ofensiva dos interesses do Capital, que nos interdita a ter laços de solidariedade, vivência e identificação com os nossos companheiros de trabalho e de luta, e isso passa por enfrentar o que são ainda os efeitos de certa virtualização das nossas atividades de trabalho, a retomada dos nossos espaços em universidades, institutos federais e Cefets. Essa é a primeira tarefa, e indispensável, para a construção da presencialidade da nossa luta, militância política e também um reaquecer desse lugar do Sindicato Nacional e do movimento sindical, como um instrumento de luta e da consagração dos nossos interesses”, afirmou o novo presidente do ANDES-SN, Gustavo Seferian.
A Diretoria do ANDES-SN biênio 2023-25 foi eleita em maio. Francieli Rebelatto e Jennifer Webb assumiram, respectivamente, os cargos de presidente, secretária-geral e 1ª tesoureira.
Balanço da gestão anterior do ANDES-SN
Durante a abertura do Conad, que deu posse à nova diretoria do ANDES-SN, a agora ex-presidenta do sindicato, Rivânia Moura, fez um balanço da gestão que se encerrava.
“Assumimos a diretoria do ANDES-SN em um momento extremamente difícil mundialmente e no Brasil. Período de profunda dor em decorrência da pandemia, conjugada com um governo de extrema-direita, negacionista, fascista, que fez com que vivêssemos um cenário extremamente difícil para a classe trabalhadora no nosso país, com a negação da vacina e a negação do isolamento social. Diante desse cenário, conseguimos manter o ANDES-SN vivo e atuante em todas as frentes de luta e construímos a mais ampla unidade para enfrentar o fascismo nas ruas. Podemos destacar as lutas em defesa da Educação e as lutas contra a PEC 32 – mesmo no cenário de pandemia, conseguimos nos mobilizar durante 14 semanas em Brasília e tivemos uma vitória, embora parcial, com a não tramitação da proposta”, avaliou.
Abertura do 66º Conad
Além da posse da diretoria, a abertura do 66º Conad teve ainda apresentação cultural e dois lançamentos. O primeiro foi o da 72ª edição da revista Universidade e Sociedade, que trouxe como tema A crise ecológica e socioambiental: territórios, política e meio ambiente. Para acessá-la clique aqui.
Já o segundo, o resultado da enquete sobre as condições de trabalho e saúde docente realizada com professores de instituições federais, estaduais e municipais. O levantamento preliminar apontou que 75% dos participantes se sentem sobrecarregados sempre ou frequentemente e 79%, pressionados sempre ou frequentemente. Confira aqui o relatório da pesquisa.
(Assessoria de Comunicação da ASPUV a partir de texto do ANDES-SN)
EU GOSTARIA DE OBTER A PRESTAÇÃO DE CONTAS DO ANDES NO PERÍODO DE 2023 – 2024.