ANDES-SN debate pautas da categoria docente com assessoria do MEC
O ANDES-SN debateu pautas da categoria docente em uma reunião com o Ministério da Educação (MEC), realizada na última quinta-feira (29). A segunda secretária do sindicato nacional, Francieli Rebelatto, foi recebida pela assessora de participação social e diversidade da pasta, Elayne Passos, com quem tratou de temas como concursos públicos, reestruturação da carreira, autonomia universitária, redistribuições (que estão paralisadas) e o fim da lista tríplice (foto em destaque).
“Elayne se comprometeu em fazer interlocução para que o ministro Camilo Santana possa nos receber a fim de debatermos a pauta do ANDES-SN protocolada junto ao MEC no início da gestão”, comentou a diretora do ANDES-SN.
Segundo o MEC, a assessoria de participação social e diversidade foi criada para ampliar os espaços de diálogo com as representações da sociedade civil sobre demandas específicas e está diretamente ligada ao gabinete do ministro Camilo Santana.
Pelo fim da lista tríplice
No mesmo dia, a segunda secretária do ANDES-SN participou de outra reunião, desta vez, no gabinete do deputado federal Patrus Ananias (PT/MG), para apresentar a posição do Sindicato Nacional acerca da Lista Tríplice para a escolha dos reitores das instituições federais de ensino. Também esteve presente o integrante da assessoria jurídica, Rodrigo Torelly. Representou o gabinete a assessora parlamentar Mirta Varella.
Historicamente, o ANDES-SN defende que o processo de escolha de dirigentes se encerre no âmbito da próprias instituições. Para avançar nessa luta, o sindicato apresentou, em março, uma proposta de projeto de lei pelo fim da lista tríplice à Câmara Federal. O anteprojeto, denominado Pelo Fim da Lista Tríplice, foi elaborado pela assessoria jurídica com base nos debates e deliberações da categoria ao longo dos anos.
(Assessoria de Comunicação da ASPUV a partir de texto do ANDES-SN)