Aspuv

Seção Sindical dos Docentes da UFV
ANDES-SN participa de reunião sobre Novo Ensino Médio com o MEC

O ANDES-SN participou de uma reunião sobre o Novo Ensino Médio com a Secretaria de Educação Profissional e Tecnológica (Setec) do Ministério da Educação (MEC) na última quinta-feira (18). No encontro, o sindicato nacional reiterou o seu posicionamento contrário ao modelo desde quando o projeto foi apresentado, ainda em 2016.

“Apresentamos todo o nosso acúmulo da discussão, inserindo, na nossa avaliação, essa proposta no conjunto de contrarreformas do Estado. Essa é uma proposta que não pode ser avaliada desvinculada de um projeto de educação, pois ela desmonta a educação pública na sua completude”, explicou a presidenta do ANDES-SN, Rivânia Moura.

Revogação do Novo Ensino Médio

Durante a reunião, o ANDES-SN ressaltou a necessidade de revogação do Novo Ensino Médio. “Sabemos que tem outros projetos tramitando, tem proposta de ‘melhorar’ esse novo ensino médio, mas para nós ele não tem conserto, porque faz parte de uma proposta que favorece o mercado, o ensino privado e a destruição da possibilidade, inclusive, de acesso à Universidade para a classe trabalhadora mais pobre. Existem diversas questões que, para a gente, são incompatíveis em pensar em ajustar nessa proposta. Por isso, nós deixamos muito evidente, muito explícita e muito forte a nossa luta pela revogação do Novo Ensino Médio”, afirmou Rivânia.

A reunião foi chamada pelo MEC e faz parte das consultas para a avaliação e a reestruturação da política nacional de ensino médio. Participaram do encontro, o secretário da Setec, Getúlio Marques Ferreira, e sua equipe.  Além da presidenta, representaram o ANDES-SN, a secretária-geral Regina Avila; aprimeira vice-presidenta Regional Nordeste I, Sambara Paula Ribeiro; e o primeiro vice-presidente Regional Leste, Mario Mariano.  

Acesse, nos links abaixo, alguns dos materiais produzidos pelo ANDES-SN sobre os impactos da contrarreforma do Ensino Médio: 

Projeto do Capital para a Educação: análise e ações para a luta Volume 2

Projeto do Capital para a Educação: análise e ações para a luta Volume 3

A CONTRARREFORMA DO ENSINO MÉDIO: o caráter excludente, pragmático e imediatista da Lei nº 13.415/2017

(Assessoria de Comunicação da ASPUV a partir de texto do ANDES-SN)

Deixe um comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado. Os campos necessários são marcados com *.