Entidades sindicais entregam carta de reivindicações dos servidores a deputados e senadores
As entidades que compõem o Fórum Nacional Permanente de Carreiras Típicas de Estado (Fonacate) e o Fórum das Entidades Nacionais dos Servidores Públicos Federais (Fonasefe) entregaram uma carta de reivindicações do funcionalismo a deputados federais e senadores. Na última semana, os parlamentares tomaram posse e deram início a uma nova legislatura no Congresso Nacional.
O documento destaca as perdas decorrentes de anos sem correções salariais. Considerando-se a inflação medida pelo IPCA, somente entre 2019 e 2022, a defasagem chega a 27%. Diante desse quadro, as entidades representativas solicitam aos deputados e senadores auxílio na interlocução, junto ao Executivo, para a concessão de um reajuste linear emergencial às carreiras; e o apoio para a rápida aprovação da proposta, que deve ser encaminhada ao Congresso para tratar da questão.
Além das visitas aos gabinetes de deputados e senadores, as entidades se reuniram o líder do Governo na Câmara dos Deputados, José Guimarães (PT/CE), e com as lideranças do PCdoB, PSOL e do PT. Nas audiências, reforçaram a necessidade de votação de projetos que valorizem o serviço público.
A carta entregue pelo Fonasefe e pelo Fonacate pode ser lida aqui.
(Assessoria de Comunicação da ASPUV com informações da Fasubra e do Fonasefe)