Informe: mudança no local da palestra “Mulheres e política – os desafios de uma cidadania incompleta”
A Aspuv informe que houve alteração no local de realização da palestra Mulheres e política: os desafios de uma cidadania incompleta nesta quarta-feira (21), às 18h30. A atividade, agora, será na sala 107 do EBS (prédio branco em frente ao Agros).
Saiba mais sobre a atividade
A palestra Mulheres e política: os desafios de uma cidadania incompleta integra a programação da Aspuv neste mês da mulher. A atividade terá como convidada a coordenadora do Núcleo de Estudos e Pesquisas sobre a Mulher da Universidade Federal de Minas Gerais, Marlise Matos.
Atualmente, as mulheres são a maioria dos eleitores brasileiros, mas isso não se reflete no percentual delas em cargos políticos. O Brasil é o segundo entre os países latino-americanos e caribenhos com menor participação feminina nos parlamentos: menos de 10% desses cargos são ocupados por mulheres, de acordo com a União Interparlamentar (IPU, na sigla em inglês) e a ONU Mulheres. No Poder Executivo, a situação também é desigual. Nas últimas eleições municipais, em 2016, a quantidade de prefeitas eleitas caiu: foram 641, o que representa cerca de 11,8% das prefeituras. Além disso, atualmente, apenas um estado brasileiro é governado por uma mulher e o Governo Federal conta somente com uma ministra.
Matos possui graduação em Psicologia, mestrado em Teoria Psicanalítica, doutorado em Sociologia e é professora do Departamento de Ciência Política da UFMG. Já foi assessora da Sociedade Civil da ONU Mulheres Brasil por dois mandatos e é representante latino-americana em órgãos internacionais ligados a mulheres na área de sociologia. Como pesquisadora atua em questões como relações de gênero e comportamento político de mulheres.
(Assessoria de Comunicação da Aspuv)