Petróleo nacional corresponde a 94% do refino no Brasil, mas política de preços ignora essa realidade
Cerca de 94% do petróleo refinado no país é brasileiro. O número é de um estudo da área econômica da Federação Única dos Petroleiros (FUP), que mostrou ainda que essa participação poderia ser de 100%, caso algumas refinarias não escolhessem o uso do óleo estrangeiro em detrimento do nacional.
“Se houvesse dificuldades de importação de petróleo, as refinarias brasileiras não teriam problema de suprimento, pois poderiam operar com 100% de petróleo nacional (…). Com as refinarias trabalhando em plena carga operacional, em torno de 95% da capacidade instalada, poderiam atender inteiramente o mercado brasileiro”, diz trecho do estudo divulgado.
O resultado da pesquisa joga por terra o argumento de que o país depende do óleo estrangeiro e, dessa forma, a política de Preço de Paridade de Importação (PPI), adotada desde outubro de 2016, seria inevitável. O PPI reajusta os combustíveis com base na cotação do petróleo no mercado internacional, variação cambial e custo de importação sem considerar os custos internos de produção. É essa política a responsável pelo aumento galopante dos combustíveis no Brasil, refém da alta do dólar e do mercado externo.
Preço dos combustíveis poderia ser justo
A FUP também destaca que o preço praticado no Brasil poderia ser justo, mantendo-se, ainda assim, uma alta margem de lucro. Isso devido à elevada produtividade da Petrobras e ao baixo custo operacional do pré-sal.
Cálculos do Departamento Intersindical de Estatística e Estudos Socioeconômico (Dieese/subseção FUP), baseados em relatórios de desempenho financeiro da Petrobras, exemplificam a situação. Em 2021, o custo médio de extração de petróleo e produção foi de R$ 114,89 por barril. Barril este que foi vendido, no mercado interno, por R$ 416,40. Ou seja, cada um garantiu o lucro exorbitante de R$ 301,51 .
Os dados mostram ainda que, no ano passado, o valor de venda doméstica de derivados, praticado pela gestão da Petrobras, foi 63% maior do que realizado em 2020 (R$ 254,40/barril), ao mesmo tempo em que o custo de extração e refino, em real, caiu. Atrelado ao mercado externo sem considerar essa queda nos custos de produção interna, o PPI rendeu lucro recorde aos acionistas, R$ 101,4 bilhões. Enquanto isso, a população sofre com a alta de preços sem precedentes: foram 13 reajustes na gasolina e no diesel desde 2021. Em relação ao refino, também houve redução nos custos de produção: de 2019 para cá, de 32,5%, se considerado em dólar; e de 8,5%, em reais.
(Assessoria de Comunicação da ASPUV a partir de texto da FUP)
Não temos governo, não existe patriotismo e o povo brasileiro é jogada para escanteio, mais como diz o ditado popular o povo tem o que merece. Eleições estão vindo, mais uma chance.
Mais uma chance de quê, cara pálida? Esse papo de escolher o futuro do país nas eleições é ilusão contada por empresários em conluio com os políticos. Político é prestador de serviço igual ao pintor, pedreiro, jardineiro… não gostou do serviço na sua casa? Reclama, exige correção das cagadas, faz pagar o material gasto, etc. Não consertou? Chama outro. Enquanto o povo fica aí brigando entre si por mitos, os ratos fazem a festa.
É isso aí mesmo. Agnaldo. O problema é que o lobby tem lado, e quase nunca é o mesmo lado do povo.