ASPUV e movimentos sociais de Viçosa prestam homenagem ao Monsenhor Lauro Versiani
A ASPUV, junto a outros sindicatos e movimentos sociais de Viçosa, prestou homenagem ao Monsenhor Lauro Sérgio Versiani Barbosa. Durante a última reunião de 2021 da Câmara Municipal, foi entregue ao religioso uma placa como forma de agradecimento pela sua trajetória, durante o tempo no qual atuou na cidade, e de congratulações pela sua ordenação como novo Bispo de Colatina (ES).
O Monsenhor Lauro assumiu a Paróquia Nossa Senhora de Fátima em 2014. Ao longo desses anos, foi um grande parceiro dos movimento sociais, que carinhosamente chamou de poetas, e desenvolveu atividades importantes junto à comunidade, em questões como os direitos dos trabalhadores e a violência urbana. Mais recentemente, também foi voz ativa na luta contra a covid-19. “(O monsenhor) se mostrou uma pessoa comprometida com uma grande frase do Evangelho em que Jesus disse ‘eu vim para que todos tenham vida’ e a vida foi o que o senhor nos trouxe em Viçosa”, destacou o tesoureiro da ASPUV, Allain Oliveira, durante a homenagem.
A Câmara Municipal abriu espaço para os sindicatos e movimentos sociais na mesma sessão em que também entregou uma Moção de Congratulações ao religioso. Na reunião, o monsenhor parabenizou a Câmara por acolher as entidades, enquanto representantes da população viçosense, e destacou a importância de espaços de diálogo, sobretudo em momentos como o atual, nos quais a democracia é atacada. “Ninguém se constrói sozinho, nós somos seres em construção e em relacionamentos mútuos, então toda a minha atuação pessoal e ministerial na cidade vem dessa perspectiva e desse contexto comunitário. As palavras a mim dirigidas são muito generosas e agradeço do fundo do coração as homenagens”, agradeceu o monsenhor durante a sessão.
A placa entregue pela ASPUV também foi assinada pela ASAV, ATENS, Sind-UTE e movimentos sociais representados pelo coletivo Quem Luta Educa. A cerimônia de ordenação episcopal do Monsenhor Lauro será realizada no dia 25 de janeiro.
(Assessoria de Comunicação da ASPUV com informações da Câmara de Viçosa)