Pesquisa investiga ameaça à liberdade acadêmica no Brasil: saiba como participar
Uma pesquisa nacional vai traçar um panorama sobre as ameaças e as violações à liberdade acadêmica no Brasil. O estudo é realizado pelo Observatório Pesquisa, Ciência e Liberdade da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC), Observatório do Conhecimento e Centro de Análise da Liberdade e do Autoritarismo (LAUT).
“Por violações e ameaças entendemos ações e pressões feitas sobre professores e pesquisadores no exercício de suas atividades acadêmicas e que visam limitar ou constranger a autonomia universitária”, explica o coordenador do Observatório do Conhecimento, Josué Medeiros. Para Medeiros, com exceção de casos pontuais que ganharam certa repercussão na mídia, não há uma dimensão real do problema e pouco se sabe sobre como as vítimas lidam com essa violência.
Participe da pesquisa
A pesquisa vai rastrear os episódios a partir do relato de professores. O questionário está aberto aos docentes de todo o país, que tenham sido coagidos, intimidados ou perseguidos em função, por exemplo, de uma pesquisa ou atividade desenvolvida em sala de aula. Preencher o formulário leva cerca de dez minutos e, nesta primeira etapa, é possível responder de forma anônima.
Para acessar o questionário e participar da pesquisa clique aqui.
Leia também:
– Professores e estudantes da UECE são intimados a depor por antifascismo
– Rádio ASPUV autonomia universitária
– MEC exonera procurador da Unifesp sem sequer comunicar reitoria: servidor havia criticado governo
– Mais de 20 universidades e institutos federais estão sob intervenção do governo
(Assessoria de Comunicação da ASPUV com informações da SBPC)