Aspuv

Seção Sindical dos Docentes da UFV
Cátedra Paulo Freire recebe homenagem da Câmara de Viçosa

A Câmara Municipal de Viçosa aprovou uma Moção de Congratulações em favor da Cátedra Paulo Freire da UFV, administrada pelo Departamento de Educação (DPE) e vinculada ao Centro de Ciências Humanas, Letras e Artes (CCH).

A homenagem é um reconhecimento aos trabalhos da Cátedra na divulgação do trabalho  de Freire, cujos pensamentos se colocam como uma forma de resistência frente ao atual modelo de educação, marcado por um descompromisso com o povo brasileiro e com a qualidade do ensino público e da ciência. É ainda uma referência ao centenário do educador, completado em setembro.

A Moção é de autoria dos vereadores Bartomélio Martins e Jamille Gomes, tendo sido aprovada e assinada por todos os demais vereadores de Viçosa.

Cátedra Paulo Freire

A Cátedra Paulo Freire agrega docentes e estudantes de diferentes áreas, como Biologia, Educação do Campo, Geografia, Pedagogia, Economia Rural e Solos. Além de vários grupos de pesquisa da UFV, a Cátedra é parceira da RED Latino-americana para el cambio social y el aprendizage emancipatório, que envolve universidades da Itália e América Latina.

Existem mais de 60  institutos Paulo Freire espalhados pelo mundo, aos quais as cátedras, como a da UFV, estão vinculadas. Essa rede integra pesquisadores de mas de 90 países, em um espaço permanente de reflexão sobre a obra de uma dos maiores nomes da pedagogia.

Leia também:

– 100 anos de Paulo Freire: o patrono da educação brasileira

– Revista do Andes-SN debate o legado de Paulo Freire

(Assessoria de Comunicação da ASPUV com informações do DPE-UFV)

Deixe um comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado. Os campos necessários são marcados com *.