Aspuv

Seção Sindical dos Docentes da UFV
Ministro da educação insinua que Brasil tem excesso de universidades

O ministro da educação, Milton Ribeiro, voltou a dar uma declaração polêmica nessa terça-feira (05). Desta vez, insinuou que há um excesso de universidades no Brasil. Pela logica o mandatário do MEC, o foco deveria ser o ensino básico, não o superior, como se um excluísse a outro.

“Uma casa só se sustenta se ela tiver um bom alicerce. E o alicerce na educação, que é o meu tema hoje, é a alfabetização. Como é que se pode imaginar alguém construir uma casa começando pelo telhado? Quando eu falo em universidade, que foi democratizada, como se canta por aí, encheram de telhados, esqueceram do alicerce. O que nós temos hoje: jovens que são analfabetos funcionais, não entendem o que leem”, afirmou o ministro. E ainda completou: “meninos que chegam para fazer engenharia que não sabem fazer uma regra de três. Essa é a situação, esse é o quadro”.

As declarações foram dadas durante o Simpósio Cidadania Cristã, promovido pela Confederação dos Conselhos de Pastores do Brasil (Concepab) em Brasília. 

Polêmicas anteriores

Esta está longe de ser a primeira polêmica envolvendo a educação brasileira, na qual o Milton Ribeiro se envolve. Antes mesmo de assumir o cargo, o agora ministro acumulava um longo histórico de declarações absurdas. Entre outros, defendeu que crianças sejam severamente castigadas, pois “a correção é necessária para a cura” e afirmou que as universidades incentivavam a “prática sem limites de sexo”

Já à frente da pasta, em setembro de 2020, Ribeiro afirmou que pessoas LGBTs são frutos de famílias desajustadas. Este ano,  em entrevista à TV Brasil, soltou uma série de “pérolas”. Disse que professores queriam manter escolas fechadas (desconsiderando todo o trabalho remoto desenvolvido e colocando em risco a saúde de milhões de pessoas nesta pandemia), que reitores não poderiam ser “esquerdistas” e que universidades deveriam ser para poucos.

A enorme repercussão negativa da entrevista não foi suficiente para frear Ribeiro. Pouco depois, o ministro voltou a atacar e afirmou que crianças com deficiência atrapalhavam o aprendizado, criticando o que chamou de “inclusivismo”.  

*Crédito da foto em destaque: reprodução internet

Leia também:

– “Universidade para poucos” é nova polêmica da coleção do ministro Milton Ribeiro

(Assessoria de Comunicação da ASPUV)

1 comentário em “Ministro da educação insinua que Brasil tem excesso de universidades

  1. Literalmente eu concordo!!!!
    Que tal iniciar por eliminar 50% das universidades particulares que são entregadoras de diploma e sem nenhuma responsabilidade profissional?
    Um sistema de avaliação dessas instituições seria um bom começo para um mínimo de seriedade na formação profissional em nosso país!

Deixe um comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado. Os campos necessários são marcados com *.