Aspuv

Seção Sindical dos Docentes da UFV
Viçosa e mais de 300 cidades voltam às ruas em dia nacional de lutas

Mais de 300 cidades, no Brasil e no exterior, registraram atos no último sábado (02), dia de lutas em defesa dos serviços públicos, dos trabalhadores e pelo Fora Bolsonaro e Mourão. A mobilização foi convocada por centrais sindicais e sindicatos, movimentos sociais, populares e estudantil, entre os quais, o Andes-SN.

Viçosa, novamente, aderiu à agenda de luta. Na cidade, os manifestantes se concentraram na Praça Silviano Brandão. No local, representantes das entidades organizadoras chamaram a atenção para a fome e a miséria que avançam sem tréguas. Em Viçosa, o botijão de gás já custa mais de R$ 100. Os alimentos também seguem em disparada. De acordo com o Índice de Preços ao Consumidor (IPC), calculado por pesquisadores do Departamento de Economia da UFV, a cesta básica alcançou R$ 444,78 em agosto, no município. 

Reforma administrativa

Outra pauta de destaque foi a reforma administrativa, que vai para votação no plenário da Câmara dos Deputados. Se a proposta vier a se concretizar, Viçosa sentirá de forma ainda mais devastadora os impactos, já que a sua economia está muito atrelada à universidade. A queda geral nos salários e nos recursos destinados à UFV terá fortes reflexos no comércio, construção civil, prestação de serviços e outros setores.

Durante a concentração, manifestantes também distribuíram panfletos e conversaram diretamente com as pessoas que passavam. No local, foi montada ainda a Tenda Solidária, um espaço para coleta e doação de alimentos, materiais de higiene pessoal, produtos de limpeza, roupas e máscaras. 

Da praça, os participantes seguiram em caminhada até a Prefeitura. O ato foi organizado em fila indiana, de modo a se manter o distanciamento entre os presentes. Durante o trajeto, os manifestantes levaram faixas que lembravam, entre outros, as quase 600 mil mortes por covid-19 no Brasil. Quando passavam em frente à agência do Correios, destacaram o projeto de privatização da empresa, que afetará diretamente a vida da população com aumento nas tarifas e falta de cobertura em várias localidades.

Desde maio, dias nacionais de luta estão sendo realizados com o chamado pelo Fora Bolsonaro e Mourão. Viçosa integrou todas essas mobilizações. Outras fotos do ato estão disponíveis no Facebook e Instagram da ASPUV.

Leia também:

– Por que ser contra a privatização dos Correios?

– Conta de luz mais cara e desemprego: os impactos da privatização da Eletrobras

– Boletim do Senado mostra impacto direto da reforma administrativa sobre atuais servidores

– Reforma administrativa vai aumentar corrupção, alerta consultoria do Senado

– Rádio ASPUV Reforma Administrativa

– Oito motivos para ser contra a reforma administrativa

(Assessoria de Comunicação da ASPUV)

Deixe um comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado. Os campos necessários são marcados com *.