Viçosa homenageia vítimas da covid-19 em ato simbólico (#3J)
Um ato simbólico, realizado na manhã do último sábado (03), homenageou as mais de 100 vítimas da covid-19 em Viçosa e as mais de 520 mil em todo o país. Na Praça Silviano Brandão, foram espalhadas cruzes em alusão às mortes. Participantes também carregaram flores e cartazes em defesa do SUS e dos serviços públicos, pedindo a vacina para toda a população, emprego, alimentação digna e a saída do presidente Jair Bolsonaro. Levaram ainda a bandeira do Brasil, colocando-a como um símbolo de todo o país, daqueles que acreditam e lutam pela construção de uma nação soberana, justa e popular.
A atividade em Viçosa integrou a programação nacional neste dia de luta, chamado de #3J. Houve atos em, pelo menos, 362 cidades. A mobilização foi convocada por movimentos sociais, populares e sindicatos, entre os quais o Andes-SN, que chamou a sua base e seções sindicais para participar. A data foi adiantada em função das denúncias de supostas irregularidades do governo Bolsonaro na compra de vacinas, incluindo o superfaturamento e o pedido de propina.
A mobilização em Viçosa foi destaque na divulgação do Andes-SN, que compartilhou registros do ato em sus redes sociais. Outras fotos da atividade estão disponíveis no Facebook e no Instagram da ASPUV.
Protocolos de segurança
Em Viçosa, assim como no restante do país, a organização do ato adotou as medidas necessárias para garantir o máximo de segurança aos presentes. Os participantes foram orientados a usar máscara N95 ou PFF2 e manter distanciamento das demais pessoas, evitando a formação de aglomerações. Também houve distribuição de álcool em gel.
(Assessoria de Comunicação da ASPUV)