ASPUV apresenta demanda dos professores em reunião do CEPE, que aprovou PER 3
O Conselho de Ensino, Pesquisa e Extensão (CEPE) aprovou a oferta do Período Especial Remoto (PER) 3 na UFV. Após solicitação, a ASPUV teve espaço de fala na reunião do colegiado que deliberou sobre o calendário acadêmico da graduação, apontando a necessidade de um intervalo de efetivo descanso entre o fim do atual período e o início do próximo.
A ASPUV apresentou a demanda a partir de um levantamento, realizado junto à base docente, incluindo sindicalizados e não sindicalizados. Quase 90% dos participantes apontaram ser necessário esse período antes do PER 3, em função de uma série de fatores, tais como o incremento do tempo destinado à preparação e oferta dos conteúdos (em função das tecnologias demandadas), os impactos causados pela pandemia na saúde física e na mental dos professores, e a necessidade de maior sincronia entre os calendários da graduação e da pós-graduação.
Durante a reunião do CEPE, a diretora da ASPUV, Ana Lídia Coutinho Galvão, apresentou as considerações do sindicato baseadas no levantamento realizado junto aos professores e nas discussões do Grupo de Trabalho de Política Educacional (GTPE). Os(as) conselheiros(as) mostraram-se sensibilizados(as) com os argumentos do GTPE-ASPUV apresentados pela Profa Ana Lídia.
Como o calendário sugerido pelo Diretório Central dos Estudantes (DCE) contemplava os pontos colocados, optou-se pelo apoio a essa proposta, que acabou sendo aprovada pelo Conselho. Dessa forma, fica estabelecido que o PER 3 terá início em 19 de julho, sendo que o dia 31 de maio marca o encerramento do PER 2, prazo-limite para o lançamento das notas.
O calendário desse período constará em resolução, que deverá ser divulgada na próxima semana, segundo a UFV. O PER 3 irá até 30 de outubro com recesso entre os dias 06 e 10 de setembro.
*Crédito da foto em destaque: Marcelo Camargo – Agência Brasil
(Assessoria de Comunicação da ASPUV)