Informe: respeito às normas eleitorais
Prezados Colegas docentes,
Como membros da Comissão Eleitoral das eleições da ASPUV, nos vemos obrigados a esclarecer que a eleição presencial da nova diretoria da ASPUV é exigência do regimento da ASPUV, que só pode ser modificado por Assembleia Geral por voto presencial e direto dos sindicalizados, conforme artigos 20, 39 a 41 do Regimento Interno da ASPUV e artigo 9º do Estatuto do ANDES. Por esta única razão as eleições estão sendo feitas presencialmente, segundo normas cuidadosas de prevenção, obedecendo aos pareceres do Comitê Pós-pandemia da UFV e consulta à Prefeitura Municipal de Viçosa. Ressaltamos que a atual diretoria está com seu mandato prorrogado por decisão judicial, devido ao adiamento das eleições, decorrente da pandemia, sendo que a prorrogação termina em dezembro de 2020, de tal forma que a situação jurídica da ASPUV é excepcional, e precisa ser resolvida o quanto antes, através da eleição da nova diretoria.
Também cabe-nos protestar quanto a alegações que questionam a nossa idoneidade ou a lisura das eleições. Nenhum dos membros da Comissão Eleitoral tem qualquer ligação com qualquer membro de chapa concorrente, embora tenhamos amizades com membros das duas chapas. Também não temos nenhuma ligação com a diretoria atual da ASPUV. Finalmente, temos tomado todas as medidas que estão a nosso alcance para garantir a lisura das eleições, de forma a respeitar integralmente o voto dos docentes sindicalizados. Todas as decisões referentes ao processo eleitoral foram feitas em reuniões com representantes das duas chapas concorrentes, que estiveram de acordo com as medidas tomadas.
Aproveitamos para pedir aos colegas que compareçam para votar, aproveitando o prazo dilatado de segunda (ontem) até quinta-feira, de forma a não promover aglomerações e facilitar o acesso a todos os docentes que quiserem votar.
Lembramos que a única exigência é serem sindicalizados e estarem em dia com as obrigações sociais, para terem direito ao voto.
Agradecemos a atenção de todos, e coloco-me à disposição para eventuais esclarecimentos.
Cordialmente,
Carlos Frankl Sperber (Presidente)
Gustavo Soares Iorio (suplente)
Frederico Falcão Salles (suplente)
Ivonete da Silva Lopes (suplente)