Entidades representativas propõem consulta prévia para indicação da Diretoria do Agros
ASPUV, ASAV, ATENS, SINSUV e APAGROS encaminharam ofício à Reitoria da UFV, sugerindo a realização de uma consulta prévia para a indicação dos candidatos à Diretoria do Agros.
As entidades propõem que a escolha se dê em dois momentos. O primeiro, a qualificação dos pré-candidatos conforme requisitos exigidos em lei e a comprovação de matrícula no Programa de Formação e Qualificação de Dirigentes do instituto. O segundo, a submissão dos nomes a um colégio eleitoral. Seriam indicados os três candidatos mais votados pelos participantes que comparecessem às eleições. “De posse dos dois quesitos, conclui-se que o candidato tem tanto as habilidades técnicas exigidas como as condições sociopolíticas para assumir o cargo. A eleição permite a escolha de dirigente mais sensível e sintonizado Às demandas do público alvo da instituição e com mais compromisso com o filiado, legitima a direção da entidade por ser um representante escolhido para tal, assim como aproxima aos participantes e facilita a interação destes com o dirigente no cargo”, diz trecho do ofício.
Processo Eleitoral
As entidades sugerem que uma comissão eleitoral homologasse as candidaturas com base na comprovação dos requisitos estabelecidos. Seriam candidaturas individuais para um cargo específico, não sendo aceitas aquelas para mais de um cargo. Professores da ativa ficam impedidos, uma vez que, no entendimento da Controladoria Geral da União (CGU), há conflito entre o exercício da direção e a dedicação exclusiva.
O processo seria análogo ao da escolha para a Reitoria com a diferença básica que a comunidade escolheria em voto universal (peso igual entre os votos) os diretores e/ou conselheiros. De posse de uma lista, o reitor faria a indicação.
Para as entidades signatárias, o tempo disponível ate o término do atual mandato, seis meses, é suficiente para a realização do processo sugerido. Mas consideram um período, no entanto, não muito elástico. Dessa forma, propõem ainda um calendário, baseado em cronograma para eleição para conselheiros.
Por fim, as entidades solicitam uma reunião para discutir o assunto.
O ofício protocolado pode ser lido aqui.
*Crédito da foto em destaque: divulgação Agros
(Assessoria de Comunicação da ASPUV)