Aspuv

Seção Sindical dos Docentes da UFV
Militar e economista: conheça o novo ministro da educação

Carlos Alberto Decotelli da Silva será o novo ministro da educação, conforme comunicado pelo presidente Jair Bolsonaro nessa quinta-feira (25). O nome não estava entre os mais ventilados para assumir a pasta, mas reforça uma constante deste governo. Trata-se do nono militar indicado para o alto escalão.

Decotelli é oficial de reserva da Marinha. Economista por formação, é bacharel pela UERJ. Segundo análises políticas, a escolha é uma vitória da ala militar e sinaliza derrota dos chamados “olavistas”, grupo de discípulos do astrólogo Olavo de Carvalho, que teve interferência direta nas duas nomeações anteriores, dos ex-ministros Ricardo Vélez Rodrígues e Abraham Weintraub.

Chama a atenção ainda a sua proximidade com o ministro da economia, Paulo Guedes, com quem trabalhou anteriormente. Decotelli esteve à frente do Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE), já durante a presidência de Bolsonaro, entre fevereiro e agosto de 2019.

“Não tenho nem preparação para fazer discussão ideológica, minha função é técnica (…). Minha visão é transformar o ambiente da política educacional em ambiente de sala de aula, e na sala de aula conversamos”, disse o novo ministro em entrevista concedida ao jornal O Globo.

Avaliação do Andes-SN

Na avaliação do Sindicato Nacional dos Docentes das Instituições de Ensino Superior (Andes-SN), o perfil de Decotelli demonstra o viés, que, pouco a pouco, vai se estabelecendo no ministério. ”É um viés economicista e militar para conduzir um bem social, um direito conquistado. Certamente, distante do projeto de educação que defendemos, será mais um a desestruturar a educação superior pública”, analisou o presidente do Sindicato Nacional dos Docentes das Instituições de Ensino Superior (Andes-SN), Antonio Gonçalves.

*Crédito da foto em destaque: Marcello Casal Jr – Agência Brasil

(Assessoria de Comunicação da ASPUV com informações do Andes-SN)

Deixe um comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado. Os campos necessários são marcados com *.