Nota da ASPUV sobre EaD na pós-graduação
A ASPUV vê com preocupação a possibilidade de implantação da Educação a Distância na pós-graduação da UFV neste momento de pandemia.
Antes de mais nada, cabe ressaltar o nosso posicionamento contrário à modalidade. A educação é a produção e a reprodução de conhecimentos, o que se dá justamente na relação coletiva entre estudantes e professores, valendo-se de uma série de elementos, como trocas sociais e relações de valores. A EaD, ao contrário, não possibilita todo esse potencial, ficando restrita à transmissão de conteúdos.
Ademais, é preciso ressaltar o fato de que, a distância, nem todos os estudantes têm iguais possibilidades de acesso aos conteúdos. Ainda somos um país marcado por acentuadas diferenças sociais, o que se reflete no acesso a computadores e internet sem a qualidade adequada para uma aula virtual ou até mesmo na falta dessas ferramentas.
Reconhecemos a importância fundamental das ferramentas tecnológicas para o trabalho neste momento de pandemia. Mas isso, de forma alguma, pode substituir a produção de conhecimento baseada nas relações que constituem a educação em sua totalidade.
Até então, a universidade tem colocado aos professores a não obrigatoriedade de participar dos programas de pós-graduação a distância. Nesse sentido, a ASPUV entende que os docentes têm essa liberdade e reforça que apoia os sindicalizados que tomarem tal decisão, colocando às ordens todo o aparato do sindicato para assessorá-los e acompanhá-los.
Reforçamos ainda que estamos atentos para que a possibilidade na teoria não vire obrigatoriedade na prática por meio de diferentes formas de pressão.
Os professores têm o direito de dizer não!