Após pedido da ASPUV, Agros autoriza suspensão de empréstimos e de cancelamento de adesões
O Agros comunicou, por meio de oficio, a interrupção temporária do cancelamento da adesão de beneficiários ao plano de saúde por inadimplência a e a possibilidade de suspensão na cobrança de empréstimos em função da situação gerada pela pandemia do Covid-19. As deliberações foram tomadas após solicitação feita pela ASPUV e entidades representativas dos servidores da UFV.
Segundo o documento encaminhado pelo Agros, o Conselho Deliberativo do instituto decidiu:
1) Autorizar, mediante requerimento, a suspensão da cobrança das parcelas dos empréstimos em vigor, por, no máximo, três meses, a contar da competência MAIO/2020 (cobrança em 01/06/2020). Nesse intervalo, o empréstimo será corrigido normalmente de acordo com as taxas contratadas e a correção será incorporada ao saldo devedor. Terminado o período, o participante poderá solicitar o aumento do prazo restante do contrato para inclusão das parcelas suspensas, respeitados os limites e condições impostas em regulamento pertinente.
2) Suspender, por 90 dias, o cancelamento da adesão de beneficiários ao plano de saúde por motivo de inadimplência. A permanência dos beneficiários no plano, depois de passado o período de suspensão, ficará condicionada ao parcelamento e respectivo pagamento dos débitos acumulados neste período, em no máximo 10 parcelas, isentas de multa.
O Agros solicita que os participantes aguardem a divulgação da forma como será feito o requerimento para a suspensão.
ASPUV na luta por direitos nesta pandemia
A ASPUV tem trabalhado arduamente para garantir direitos à categoria docente neste cenário de pandemia. Além da solicitação feita ao Agros, que já gerou resultados positivos, buscou diálogo também junto à administração da UFV, de modo a se debater o trabalho remoto adotado na instituição e o corte de adicionais, imposto pela Instrução Normativa nº 28.
Mais uma vez feita em parceria com os demais sindicatos representantes dos servidores, a solicitação resultou em uma reunião realizada na última semana com a Pró-Reitoria de Gestão de Pessoas (PGP). No encontro, foram apresentadas as demandas das entidades e discutidas ações a serem tomadas de modo a resguardar os direitos da categoria e as finanças dos trabalhadores. Um relato sobre a reunião pode ser lido aqui.
Ainda nesse sentido, a assessoria jurídica da ASPUV prepara outras ações, que também serão prontamente comunicadas.
*Crédito da foto em destaque: divulgação Agros
(Assessoria de Comunicação da ASPUV)