Professores da UFV aprovam paralisação no dia 30/05 e adesão à Greve Geral de 14/06
Em assembleia da ASPUV realizada na tarde desta terça-feira (28), professores da UFV aprovaram por unanimidade paralisação na próxima quinta (30) e adesão à Greve Geral do dia 14/06 (greve de 24 horas). As duas votações seguiram encaminhamento do Sindicato Nacional dos Docentes das Instituições de Ensino Superior (Andes-SN). Compareceram à assembleia 107 docentes, somados os campi de Viçosa, Florestal e Rio Paranaíba.
Trinta de maio será um segundo dia nacional de luta em defesa da educação e ciência públicas. Inicialmente, a mobilização foi convocada por entidades estudantis, sendo, posteriormente, aderida também por sindicatos trabalhistas. Já 14 de junho será um dia de Greve Geral em todo o país em defesa do direito à aposentadoria e contra a reforma da Previdência, chamado pelas centrais sindicais.
Programação do dia 30 em Viçosa
No dia 30, serão realizadas manifestações em todo o país em defesa da educação e ciência públicas. Em Viçosa, a programação está sendo fechada para a parte da manhã. Já a da tarde será a seguinte:
- 14h: aulão da Jornada de Ciências Humanas nas Quatro Pilastras;
- 16h30: apresentações Culturais nas Quatro Pilastras;
- 17h40: ato público saindo das Quatro Pilastras;
- 20h: espetáculo da Jornada de Ciências Humanas no Fernando Sabino (R$ 5 e gratuito para estudantes);
- 20h: aula aberta Eugenia, Holocausto e Totalitarismo na ágora da Biblioteca.
Greve em 15/05
O último dia 15 já havia sido um dia nacional de mobilizações em defesa da educação e ciência públicas e contra a reforma da Previdência. Em várias cidades, milhões de brasileiros foram às ruas.
Em Viçosa, participaram de um ato público mais de 5 mil pessoas, mesmo embaixo de uma forte chuva que caiu durante todo o trajeto. A manifestação foi até destaque na imprensa nacional.
AGO
Para antes da assembleia que votou as paralisações, foi chamada Assembleia Geral Ordinária para a prestação de contas referente ao primeiro ano da gestão 2018-2020 da seção sindical. Esta, no entanto, não foi instalada por falta de quórum. Compareceram 39 sindicalizados, sendo que o quórum atual é de 57 docentes.
Os balanços mensais e o parecer do Conselho Deliberativo podem ser conferidos nos links abaixo:
– Balanços mês a mês (maio de 2018 a abril de 2019);
– Parecer do Conselho Deliberativo (maio de 2018 a abril de 2019).
(Assessoria de Comunicação da ASPUV)