Aspuv

Seção Sindical dos Docentes da UFV
Lançada Frente Parlamentar pela Valorização das Universidades Federais

A Frente Parlamentar Mista pela Valorização das Universidades Federais foi lançada na manhã desta quarta-feira (24), no Congresso Nacional.  O Sindicato Nacional dos Docentes das Instituições de Ensino Superior (Andes-SN) esteve presente por meio da sua Comissão Nacional de Mobilização (CNM). Também participaram reitores de universidades federais.

A frente tem uma coordenação colegiada, formada pelas deputadas Margarida Salomão (PT-MG), Alice Portugal (PCdoB-BA) e pelos deputados Danilo Cabra (PSB-PE) e Edmilson Rodrigues (PSOL-PA). Seu objetivo é atuar na defesa da autonomia universitária, além de unir forças entre o parlamento e as instituições de ensino para o debate e a construção de projetos em prol do sistema de universidades federais. A Frente, que é suprapartidária, já conta com assinaturas de dezenas de deputados e senadores. Deve receber ainda mais adesões.

Durante o lançamento, foi exibido um vídeo sobre o papel das universidades federais para o desenvolvimento econômico e o social do Brasil (clique aqui para ver). Foi lembrada ainda a importância das instituições para além do ensino, da pesquisa e da extensão, já que são as responsáveis por uma rede de equipamentos e serviços, que atendem à população em áreas como saúde, iniciação científica e cultura. Outro fato bastante destacado foi a contribuição das universidades para a educação básica brasileira. Um exemplo é Programa Nacional de Formação de Professores da Educação Básica (Parfor), que oferta qualificação a profissionais do magistério da rede pública, que não possuem a formação específica na área em que atuam em sala de aula.

O lançamento da frente contou até mesmo com a presença de parlamentares da base do governo. Para o membro da comissão de mobilização do Andes-SN, Sebastião Erailson de Sousa Santos, o balanço da atividade foi positivo. “Foi debatida a importância das universidades e feita a crítica aos cortes de orçamento realizados pelo governo federal. Foi ressaltada a necessidade de um ensino superior público, gratuito e de qualidade no Brasil. Foi uma atividade bastante proveitosa”, ressaltou.

(Assessoria de Comunicação da ASPUV com informações do Andes-SN e Andifes)

Deixe um comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado. Os campos necessários são marcados com *.