Entidades entregam carta e abaixo-assinado à presidência da Câmara de Viçosa
Movimentos feministas e outras entidades , incluindo a ASPUV, entregaram uma carta ao presidente da Câmara de Viçosa, vereador Antônio Elias, nesta terça-feira (09). O documento destaca a importância do cumprimento de propostas de políticas públicas para as mulheres, deliberadas nas últimas conferências municipais de saúde e dos direitos das mulheres. À carta foram anexados textos detalhando essas propostas, além de um abaixo-assinado com assinaturas de moradores.
“Esperamos que a Câmara Municipal, sendo uma instância fundamental para a proposição e formulação de ações oriundas dos espaços democráticos de discussão, se aproprie desse documento e dos relatórios das conferências, que subsidiaram a construção do mesmo, e em conjunto aos demais atores responsáveis pela implementação de políticas públicas municipais, trabalhe para a efetivação das propostas apresentas”, diz a carta entregue.
Entre as reivindicações, estão o fortalecimento de medidas para o enfrentamento à violência contra a mulher e projetos na área da saúde. É solicitada ainda a criação de creches em tempo integral, ferramenta necessária para a igualdade do mercado de trabalho e a autonomia financeira das mulheres. Outro ponto abordado é a educação. “É elementar que o município forme e capacite seus profissionais da educação à respeito do combate a todos os tipos de discriminação, preconceito e violência”, destacam os movimentos.
A entrega da carta integra uma série de outras ações realizadas pelo grupo nas últimas semanas. Durante o mês de março, em todas as reuniões da Câmara Municipal, mulheres ocuparam a tribuna livre para discutir a questão. Foram realizadas também reuniões com a prefeitura e conselhos municipais. As atividades, agora, também estão se expandindo para os bairros. No último sábado (06), os movimentos estiveram na comunidade do Buieie para discutir uma vida livre de violência contra a mulher.
(Assessoria de Comunicação da ASPUV)