Aspuv participa de seminário sobre comunicação sindical
A Aspuv participou, nos últimos dias 02 e 03, do Seminário de Comunicação Sindical promovido pela Associação dos Docentes de Ensino Superior de Juiz de Fora (Apes). A programação contou com palestra, mesa de discussões e oficina, que debateram a situação do jornalismo sindical e ferramentas para melhorar o seu alcance e a sua qualidade.
A primeira atividade foi uma palestra do professor da UFJF, Paulo Roberto Figueira Leal, com o tema “Concentração da mídia: obstáculos à democracia”. A atividade abordou como a concentração da imprensa brasileira nas mãos de poucas famílias dificulta que todos os setores da sociedade tenham voz, fazendo com que, dessa forma, apenas um discurso hegemônico tenha espaço. Tal cenário caracteriza a chamada “propriedade cruzada dos meios de comunicação”, prática proibida em diversos países. Para o professor, nesse contexto, o jornalismo sindical surge como uma fonte alternativa de notícias, que pode propiciar uma visão sobre os fatos diferente da dos interesses midiáticos.
O restante da programação foi coordenado pelas jornalistas Renata Maffezoli, do Sindicato Nacional dos Docentes das Instituições de Ensino Superior (Andes-SN), e Cláudia Costa, da CSP-Conlutas. Elas falaram sobre o atual cenário do jornalismo sindical, relataram experiências nos sindicatos e abordaram estratégias para melhorar a comunicação entre as entidades, filiados e comunidade no geral, tendo em vista tanto as práticas mais tradicionais, como a adoção de jornais impressos e informativos, quanto as mais novas, como a presença em redes sociais. Segundo Maffezoli e Costa, a área de comunicação é estratégica para os sindicatos, uma vez que possibilita fluidez nas informações, maior integração com os sindicalizados e outros públicos, criação de uma identidade visual e posicionamento de imagem.
O seminário foi realizado em Juiz de Fora. Além da Aspuv, também participaram a Associação dos Docentes da Universidade Federal de Lavras (Adufla), Seção Sindical dos Docentes da Universidade Federal de São João del Rei (Adufsj) e sindicatos de outras categorias.
(Assessoria de Comunicação da Aspuv)