Violência contra a mulher é tema de último “Aspuv debate” do mês
“Violência contra a mulher” será o tema do último “Aspuv debate”, realizado pela seção sindical neste mês de março, por causa do Dia Internacional da Mulher. A convidada é a cientista social e professora da Universidade de Brasília (Unb), Tânia Mara Campos de Almeida. A atividade será nesta sexta-feira (31), às 18h, na sede da Aspuv.
Segundo um balanço da Central de Atendimento à Mulher (Disque 180), em 2015, foi contabilizada uma média de 179 denúncias por dia de casos de violência contra a mulher. No mesmo ano, foi publicado o Mapa da Violência, que apontou que, a cada dia, são registrados 13 feminicídios no Brasil. Os números de violência sexual também assustam. É registrado, no país, um caso de estupro a cada onze minutos, de acordo com o Fórum Brasileiro de Segurança Pública.
A palestrante
Tânia Mara Campos de Almeida é graduada em Ciências Sociais, mestre e doutora em Antropologia, além de pós-doutora em Representações Sociais. Atualmente, é pesquisadora e professora do Departamento de Sociologia da Universidade de Brasília. Também coordena o Núcleo de Estudos e Pesquisas sobre Mulheres da mesma universidade. Tem experiência em estudos sobre gênero, violência e representações sociais.
(Assessoria de Comunicação da Aspuv)