Aspuv

Seção Sindical dos Docentes da UFV
Assembleia dos professores da UFV aprova saída de greve no dia 1º e encaminhamentos para o novo calendário

A assembleia dos professores da UFV, realizada na tarde dessa quinta-feira (27), aprovou a saída da greve docente na próxima segunda-feira (1º) com retorno às atividades na terça (2).  Também foram deliberadas sugestões para a construção do novo calendário acadêmico com indicação de volta às aulas em 8 de julho.

Participaram da assembleia 100 professores somados os campi de Rio Paranaíba, Florestal e Viçosa.

Confira mais sobre as deliberações a seguir:

Encerramento da greve em 1º de julho

Após a aprovação da ata da última assembleia e repasse dos informes nacionais e locais, teve início a discussão sobre a saída coletiva da greve até 3 de julho, conforme encaminhado pelo Comando Nacional de Greve. As avaliações apontaram que, ainda que insuficientes, houve ganhos nas negociações com o governo e na mobilização da categoria. Também foi destacada a importância de encerrar o movimento unificadamente, junto aos docentes das demais instituições de ensino.

Não havendo encaminhamento para a continuidade da greve, restaram, então, dois: 1) encerramento da greve no dia 1º de julho com retorno às atividades em 2 de julho; e 2) encerramento da greve no dia 3 de julho e retorno às atividades em 4 de julho. Levadas as propostas à votação, venceu aquela pela retorno das atividades a partir do dia 02 de julho.

Também nessa discussão, ainda foi aprovado o encaminhamento de se construir uma nota à comunidade diante da série de tentativas de deslegitimar a greve e o trabalho docente.

Calendário escolar

Na sequência, começaram os debates sobre o novo calendário escolar da UFV. O Comando Local de Greve (CLG) apresentou uma planilha com algumas simulações de calendário. Entre elas, uma proposta com indicação de volta às aulas em 08 de julho. Essa planilha será levada à administração da universidade, de modo que possa contribuir com as discussões no CTP e no CEPE.

A proposta do CLG foi construída obedecendo a uma série de princípios como:

  • a não sobreposição entre os calendários de pós-graduação  2024/1 (reposição) e pós-graduação 2024/2 (regular);
  • a não sobreposição entre os calendários de pós-graduação 2024/2 (regular) e graduação 2024/1 (reposição);
  • a duração entre seis e oito semanas para a pós, considerando a intensificação da jornada de trabalho entre graduação e pós-graduação e entre semestres ímpares e pares;
  • e o recesso mínimo de duas semanas entre semestres ímpares e pares tanto no calendário da graduação quanto no da pós.

A proposta foi aprovada com apenas duas abstenções e o CLG já está apresentando-a aos membros do CTP e do CEPE.

Confira aqui a proposta de calendário aprovada na assembleia.

Outros encaminhamentos

Ao fim das discussões sobre a saída da greve e as propostas para o novo calendário escolar, a assembleia ainda aprovou:

  • a articulação de uma campanha em defesa do piso constitucional da educação diante da veiculação de notícias sobre a construção de uma proposta do Ministério da Fazenda para flexibilizá-lo;
  • e a criação do Grupo de Trabalho (GT) Verbas da ASPUV, que tem o objetivo de acompanhar o planejamento dos orçamentos públicos e propor ações para garantir o financiamento público, sobretudo, da educação e saúde, dentre outros.

(Assessoria de Comunicação da ASPUV)

Deixe um comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado. Os campos necessários são marcados com *.