Aspuv

Seção Sindical dos Docentes da UFV

A vice-presidente da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC), Vanderlan Bolzani, estará em Viçosa nesta sexta-feira (16) para uma palestra realizada pela Aspuv com o título Mulheres na ciência e tecnologia: Por que ainda somos tão poucas?. A atividade está marcada para as 18h30, na sede social da entidade e será aberta ao público.



Dados do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) mostram que a participação feminina na área cresceu no Brasil, nos últimos anos. No entanto a desigualdade continua evidente quando os números são analisados em detalhe: elas são minoria entre os grupos chamados de alto nível de produção científica e também entre os líderes de grupos de pesquisa. Outro ponto que chama atenção é a dificuldade de inserção em áreas tradicionalmente masculinas. De acordo com o CNPq, nas engenharias, as mulheres representam 36% dos bolsistas e, nas ciências exatas em geral, 35%.



A palestra desta sexta-feira integra uma programação realizada pela Aspuv no mês da mulher. Na próxima quarta (21), será realizado o segundo e último debate, desta vez sobre as mulheres na política. A palestrante será a coordenadora do Núcleo de Estudos e Pesquisas sobre a Mulher da Universidade Federal de Minas Gerais, Marlise Matos. A atividades está marcada para as 18h30, na sala 10 do CEE.



Saiba mais sobre a palestrante desta sexta:

Vanderlan Bolzani é graduada em Farmácia, mestre em Química Orgânica e doutora em Ciências. Concluiu o pós-doutorado na Universidade Estadual da Virgínia (EUA) em 1994. É professora da Universidade Estadual Paulista (Unesp) e, desde 2017, vice-presidente da SBPC. Foi ainda presidente da Sociedade Brasileira de Química (SBQ). Bolzani integra também entidades científicas nacionais e internacionais como a Academia Brasileira de Ciências (ABC).



Aspuv debate: Mulheres na ciência e tecnologia: Por que ainda somos tão poucas?

Sexta-feira (16), 18h30 – Aspuv (casa 52 da Vila Giannetti)


 (Assessoria de Comunicação da Aspuv com informações do CNPq)

Deixe um comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado. Os campos necessários são marcados com *.