Aspuv

Seção Sindical dos Docentes da UFV

Servidores municipais, estaduais e federais se reuniram durante três dias em Brasília no seminário O Serviço Público que Queremos, realizado pelo Fórum das Entidades Nacionais dos Servidores Públicos Federais (Fonasefe) e Fórum Nacional Permanente de Carreiras Típicas de Estado (Foncate). Ao fim da atividade, foi divulgada a Carta de Brasília, documento no qual estão contidos 28 eixos de mobilização deliberados pela categoria e o calendário de lutas para o segundo semestre.



Entre os eixos, estão as lutas pela revogação da Emenda Constitucional 95 (teto de gastos), das reformas trabalhista e do ensino médio; pela previdência 100% pública e pela implantação de um sistema tributário progressivo, que desonere o consumo e aumente a cobrança sobre renda e patrimônio de grandes fortunas.



Em relação ao calendário de lutas, ficaram definidos 17 de outubro como o Dia Nacional de Combate ao Assédio Moral e Sexual no Serviço Público e 22 de novembro como o Dia Nacional de Combate ao Racismo.



As entidades organizadas no Fonasefe e no Foncate estão ainda em estado de alerta com a possibilidade de, logo após o período eleitoral, o Governo Federal e o Congresso Nacional intensificarem os ataques sobre os trabalhadores. “A partir deste seminário nos colocamos em um patamar superior de organização da nossa classe para o próximo período para os enfrentamentos postos e os que ainda virão. Temos que estar preparados para derrotar todas as políticas que retiram direitos e atacam os serviços e servidores públicos”, analisou o presidente do Sindicato Nacional dos Docentes das Instituições de Ensino Superior (Andes-SN), Antonio Gonçalves.



Para ler Carta de Brasília na íntegra clique aqui.


(Foto do seminário em destaque. Crédito: divulgação Andes – Joana Darc de Melo)

(Assessoria de Comunicação da Aspuv com informações do Andes)

Deixe um comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado. Os campos necessários são marcados com *.