Aspuv

Seção Sindical dos Docentes da UFV
Ação policial da Adufcg (crédito da foto: divulgação Andes)



No fim da manhã desta quinta-feira (25), a Associação dos Docentes da Universidade Federal de Campina Grande (Adufcg – seção sindical do Sindicato Nacional dos Docentes das Instituições de Ensino Superior/Andes-SN) sofreu uma ação da Polícia Federal, que recolheu materiais impressos e HDs de computadores.



Segundo publicado no site da Andes, um mandado de busca e apreensão, assinado pelo juiz eleitoral Horácio Ferreira de Melo Júnior, determinava a coleta de panfletos feitos pela entidade com o nome Manifesto em defesa da democracia e da universidade pública e de outros materiais que configurariam campanha para o candidato à Presidência da República, Fernando Haddad.



Ato na UFF (crédito da foto: divulgação Andes)



A ação policial ocorreu uma semana após o Andes se posicionar publicamente contra o fascismo e em defesa da democracia, bandeiras históricas do sindicato. “Esses são temas pertinentes à nossa atuação sindical (…). Consideramos essa ação da Polícia Federal um ataque às liberdades democráticas. Em primeiro lugar, porque os nossos panfletos defendiam a democracia. Em segundo lugar, porque os Policiais Federais excederam o que determinava o mandado, se apropriando dos HDS da entidade, patrimônio que pertence à categoria docente”, avaliou o presidente da entidade, Antonio Gonçalves.



Manifestação na UFF

Em Niterói (RJ), professores, técnicos e estudantes da Universidade Federal Fluminense (UFF) fizeram uma manifestação, na noite dessa quarta (24), contra uma ação do Tribunal Regional Eleitoral (TRE) e da Policia Militar, que retirou uma bandeira com os dizeres “Direito UFF Antifascista” do prédio da Faculdade de Direito. Segundo o Andes, fiscais do tribunal e policiais invadiram o local sem mandado de busca e apreensão.



O Andes orienta que as seções sindicais alertem e avisem sobre qualquer ação policial que restrinja a liberdade.


(Assessoria de Comunicação da Aspuv com informações do Andes)

Deixe um comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado. Os campos necessários são marcados com *.