Aspuv

Seção Sindical dos Docentes da UFV
Rádio Aspuv começa 2018 falando sobre as mulheres na universidade

O espaço que as mulheres ocupam, as suas conquistas nos últimos anos, as diversas forma de violência e outros desafios que elas ainda enfrentam nas universidades brasileiras vão ser debatidos na primeira edição do ano do Rádio Aspuv, programa produzido pela seção sindical e veiculado quinzenalmente na Rádio Universitária FM 100,7. Quem ajudará a discutir essas questões é a professora do Departamento de Ciência Sociais da UFV, Daniela Rezende. “O acesso à educação sempre foi uma luta dos movimentos de mulheres em todo o mundo, não só no Brasil. A gente ainda está muito longe de alcançar a igualdade”, disse ao programa.



O Rádio Aspuv abordará também a situação da Casa das Mulheres, programa em Viçosa que trabalha com mulheres em situação de violência, mas que corre o risco de ser paralisado por falta de recursos. Em entrevista, a coordenadora do projeto, Cristiane Magalhães de Melo, destacou que, desde 2016, o trabalho está sofrendo com a redução de verbas recebidas por meio do Programa de Extensão Universitária (ProExt) do Governo Federal, mas que, este ano, a situação está insustentável. Em 2016, a Casa das Mulheres realizou quase 800 atendimentos de mulheres vítimas de violência. Em 2017, esse número já caiu para cerca de 560.



O radiojornal vai ar na próxima segunda (05), às 13h. Também é possível ouvir a programação da Rádio Universitária ao vivo pela internet clicando aqui.



Mulheres na universidade

Nos últimos anos, cresceu a presença feminina nas universidades brasileiras. Atualmente, elas representam pouco mais da metade dos estudantes nas graduações e programas de pós-graduação. No entanto ainda são minoria em cursos “tradicionalmente masculinos”, como algumas engenharias.



Outro desafio é o ingresso na carreira acadêmica e em cargos técnicos nas universidades. Segundo a Pró-Reitoria de Gestão de Pessoas, na UFV, hoje, as mulheres representam apenas 38,5% dos docentes e 31,9% dos técnicos.



Questões como o assédio e o preconceito também se colocam como empecilho para a igualdade de gênero nessas instituições. A pesquisa Violência contra a Mulher no Ambiente Universitário, realizada pelo Instituto Avon, jogou luz sobre números relacionados ao tema: 67% das estudantes entrevistadas disseram já ter sofrido algum tipo de violência no ambiente universitário, 56% relataram ter sido vítima de assédio sexual e 28%, já ter sofrido violência sexual (como estupro e tentativa de abuso sob efeito do álcool).



Rádio Aspuv

O Rádio Aspuv é uma produção do setor de divulgação da Aspuv. O programa estreou no segundo semestre de 2017 e já teve 10 edições veiculadas, sempre abordando temas relacionados à educação pública, à carreira docente, aos direitos trabalhistas e a outras pautas em discussão no sindicato. Todos os programas transmitidos estão disponíveis no site da Aspuv (clique aqui).



Rádio Aspuv – Mulheres na universidade:

Segunda-feira (05), 13h – Rádio Universitária FM 100,7


(Assessoria de Comunicação da Aspuv)

Deixe um comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado. Os campos necessários são marcados com *.