Aspuv

Seção Sindical dos Docentes da UFV
Novo coordenador do Enem é militante do “Escola sem Partido”

A censura nas salas de aula promete se acirrar este ano. Após a recente nomeação do ministro da Educação, Ricardo Vélez, chega ao corpo técnico do Governo Federal Murilo Resende Ferreira.

O novo integrante ocupará a Diretoria de Avaliação do Ensino Básico (Daeb) do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), subordinado ao Ministério da Educação (MEC). Entre as suas atribuições, estará a formulação do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). O novo diretor é um seguidor das teorias do astrólogo e escritor Olavo de Carvalho e foi militante do Escola sem Partido.

O anúncio foi feito no sábado (5) por Jair Bolsonaro nas redes sociais. Segundo o presidente, o novo diretor da Daeb priorizará o ensino e vai ignorar a atual promoção da “lacração”. Ao dizer isso, Bolsonaro se referia ao Enem 2018, que abordou questões de linguagens com a diversidade como tema.

De acordo com o jornal O Globo, Resende foi indicado por pessoas ligadas ao movimento Escola sem Partido e que fazem uma espécie de “fiscalização informal em livros didáticos”.

Quem é Murilo Resende Ferreira?

Murilo Resende Ferreira (crédito da foto: Jornal Opção)

Murilo Resende Ferreira (36) é formado em Administração pela Fundação Getúlio Varga (FVG), onde também cursou o doutorado. Ensaios sobre teoria e história bancária de arranjos financeiros é o tema da sua tese. Em seu currículo, constam artigos como A praga do cientificismo e A Escola de Franfkurt: satanismo, feiúra e revolução. “Tudo o que hoje chamamos de ideologia de gênero tem sua raiz em Marcuse, Fromm, Reich e outros agregados da Escola de Frankfurt”, diz um trecho desse último texto. O novo diretor da Daeb integrou ainda o Movimento Brasil Livre (MBL), do qual foi expulso. Foi professor de uma faculdade particular de Goiânia (GO) e não tem experiência com gestão.

Além disso, Ferreira tem um histórico de ataque aos docentes. Em uma audiência realizada no Ministério Público Federal de Goiás em 2016, o indicado falou que “professores pregam o aborto, incesto e pedofilia”, chamando os docentes de “manipuladores” e “gente que não quer estudar”. Na ocasião, disse ser vítima de doutrinação marxista e que a “ideologia de gênero” seria um expediente usado por “manipuladores” com a intenção de “esconder a própria falta de preparo”.

Em seu blog pessoal – agora desativado após as críticas a sua indicação -, Murilo oferecia o curso “Filosofia Política” por R$190 que incluía um módulo sobre Olavo de Carvalho, responsável pela nomeação de Vélez no MEC.

Aparelhamento

O ministro da Educação, Ricardo Vélez Rodríguez, escolheu ex-alunos seus de programas de filosofia, sem experiência em gestão, para metade das secretarias do MEC. Três dos seis secretários estudaram com o novo ministro. Um deles, Marco Antônio Barroso, foi escolhido para a Secretaria de Regulação e Supervisão da Educação Superior (Seres). Orientado pelo ministro no mestrado e doutorado, Barroso é professor e pesquisador da Universidade do Estado de Minas Gerais (Uemg) desde 2011, onde atua nas áreas de Filosofia e História das Ciências e Ética e Fundamentos Sócio Filosóficos da Educação. Alexandro Ferreira de Souza e Bernardo Goytacazes de Araújo, ex-alunos, assumem a Secretaria de Educação Profissional e Tecnológica (Setec) e a nova secretaria de Modalidades Especializadas, respectivamente.

Outros nomes

 Tiago Tondinelli será o chefe de gabinete do ministro. Ele é advogado e assessor jurídico do Poder Executivo de Cornélio Procópio (PR). Também aluno do Curso Online de Filosofia (COF) ministrado por Olavo de Carvalho, atua especialmente em causas de caráter tributário e administrativo que envolvem demandas cíveis e trabalhistas e improbidade administrativa.

Já Luiz Antonio Tozi ocupará um dos cargos mais altos dentro do Ministério da Educação. Como um “braço-direito” do ministro, cabe ao secretário executivo auxiliar na coordenação das atividades das secretarias que integram o MEC. Atualmente, é professor sênior da Faculdade de Tecnologia de São José dos Campos (Fatec) nos cursos de Logística e Gestão da Produção Industrial, além de docente no curso de pós-graduação em MBA da FGV.

Figura conhecida no MEC, Mauro Rabelo retorna à Secretaria de Educação Superior (Sesu), onde trabalhou como secretário no governo Michel Temer. Já Marcus Vinicius Rodrigues é o novo presidente do Inep. Como executivo, atuou durante 20 anos nos Correios e 15 anos na FGV como Gestor para os Países de Língua Portuguesa.

Leia também:

Conselho Nacional dos Direitos Humanos repudia “Escola sem Partido”

(Assessoria de Comunicação do Andes com edições e acréscimo de informações da Assessoria de Comunicação da Aspuv)

Deixe um comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado. Os campos necessários são marcados com *.