Aspuv

Seção Sindical dos Docentes da UFV

A Aspuv vem a público manifestar o seu apoio às trabalhadoras e aos trabalhadores da Rede Estadual de Educação de Minas Gerais, que estão sofrendo sistemáticos atrasos e parcelamentos dos seus salários. Não bastasse o total desrespeito à categoria, o Governo de Minas Gerais também ataca a educação por outra frente: está deixando de repassar recursos para itens básicos das escolas, como a manutenção e as merendas, segundo relato de professores.



É inadmissível que o estado, um dos mais ricos do país, jogue sobre os seus servidores e sobre a educação a conta pela má administração dos seus recursos. Não desmerecendo tais funções, mas questionando o caráter político das prioridades do governo, sabemos que os comissionados de alto cargo estão recebendo seus salários normalmente, sem nenhum prejuízo de suas remunerações, enquanto professoras e professores vivem a situação humilhante de não conseguirem arcar com as suas despesas mais básicas em dia. E essa não é uma exclusividade do atual governo: todos os anteriores também não cumpriram acordos e garantias fundamentais dos trabalhadores do ensino de Minas Gerais, como o pagamento do piso salarial da categoria.



O desenvolvimento do Brasil passa necessariamente pela valorização dos trabalhadores e da educação pública em todos os níveis. A Aspuv acredita que é impossível termos um ensino superior de qualidade com um ensino básico sucateado. Enquanto professores universitários, preocupa-nos ainda o futuro de boa parcela dos nossos alunos que escolhem alguma licenciatura, já que, ao concluírem seus cursos, vão se deparar com tais condições de trabalho.



Bom lembrar ainda que nós, da rede federal, também estamos sofrendo com diversos cortes e contingenciamentos feitos pelo governo e que atingem diretamente a área da educação. Esse cenário de incertezas abre questionamentos quanto à garantia dos nossos direitos.



O momento exige vigilância, mobilização constante e união entre aqueles que lutam por uma sociedade mais justa e por um Estado comprometido com a oferta de serviços de qualidade à população. Nós da Aspuv, também enquanto trabalhadores da educação pública, solidarizamo-nos com os professores mineiros. Nosso apoio e o nosso reconhecimento à toda luta construída pela categoria. Sigamos juntos por uma educação pública, gratuita e de qualidade para todos!


Diretoria da Aspuv

Gestão 2018/2020

Deixe um comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado. Os campos necessários são marcados com *.