Aspuv

Seção Sindical dos Docentes da UFV
Nota da Aspuv sobre a destruição do Museu Nacional e do patrimônio brasileiro

O incêndio do Museu Nacional no Rio de Janeiro é a representação simbólica da tragédia que se dá sobre a educação, a ciência e a cultura brasileiras. Nosso patrimônio vira pó diante dos nossos olhos.



O fogo tem responsável: o Governo e sua política de sucateamento dos serviços públicos por meio do corte de recursos. Recentemente, em ocasião do aniversário de 200 anos do museu, foi noticiado o estado precário de conservação das suas instalações. Valendo-nos do cliché: era uma tragédia anunciada, que representa não só mais um duro golpe para o Brasil, mas também uma perda imensurável para a história, a arte e as ciências naturais de todo o mundo!



Da mesma forma que o Museu Nacional, a destruição é o cenário que se desenha para tantos outros museus, instituições, universidades, centros de pesquisa, fundações…  O congelamento dos investimentos públicos por 20 anos corrói diariamente os serviços públicos e o patrimônio brasileiro. Sua revogação é fundamental para a construção de um país soberano e que se desenvolva com igualdade e qualidade de vida para a TODA a população.



Lembramos ainda que o simbolismo do incêndio se dá também em outro sentindo: vivemos em um tempo marcado por vozes que distorcem a nossa história com o objetivo de atenuar ou resgatar mazelas tão custosas para o nosso país. Exemplo disso são os discursos de valorização da Ditadura Militar e de negação da escravidão. Uma sociedade que não preserva a sua história está fadada a repetir os erros do passado.



Toda a nossa solidariedade à comunidade cientifica da UFRJ! A Aspuv reforça a sua luta em defesa da educação, ciência e serviços públicos! Resistiremos!


Diretoria da Aspuv

Gestão 2018-2020

(Crédito da imagem em destaque: Tânia Rego/Agência Brasil)

Deixe um comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado. Os campos necessários são marcados com *.