Aspuv

Seção Sindical dos Docentes da UFV
Selo comemorativo pelos 55 anos da Aspuv.



Chegar aos 55 anos com fôlego para novas lutas é sinônimo de que construímos uma trajetória robusta.



Lutamos contra a Ditadura Militar e pelo direito de nos organizarmos politicamente; enfrentamos graves crises sociais, econômicas e políticas; além de momentos delicados para a categoria docente e para a educação pública. Em todos eles, soubemos nos posicionar enquanto sindicato defensor da classe trabalhadora e dos serviços públicos, tendo destacada importância para a conquista e a ampliação dos nossos direitos.



Documentos antigos da Aspuv mostram como, desde o início, estivemos à frente de lutas em busca de melhores condições de trabalho docente e de uma educação pública, gratuita e de qualidade. Podemos nos sentir orgulhosos do papel fundamental exercido para, entre outros, conseguir a federalização da universidade, a democratização da escolha dos reitores, a estruturação da carreira e a oferta de ensino, pesquisa e extensão de reconhecida qualidade pela UFV.



Cabe aqui lembrar ainda o nosso pioneirismo: somos uma das mais antigas associações docentes do país, além de uma das fundadoras do nosso sindicato nacional.



Nossa história deve ser celebrada, mas sem com que isso ofusque a consciência de que é longo o caminho que temos pela frente: os retrocessos pelos quais passa o país reforçam a necessidade de uma categoria mobilizada e consciente da sua força. Somente a união dos trabalhadores pode barrar o desmonte dos nossos direitos e o sucateamento dos serviços públicos. Nesse sentido, chamamos todos os nossos sindicalizados para que possamos construir permanentemente um sindicato em sintonia com a atualidade do país, com as demandas docentes e em diálogo aberto com a comunidade.



Por fim, agradecemos a cada um que construiu essa história: professores sindicalizados; comunidades de Viçosa, Florestal e Rio Paranaíba; funcionários e estagiários da Aspuv; demais entidades representativas e sindicatos parceiros. Nosso muito obrigada e sigamos juntos!


Diretoria da Aspuv

Gestão 2018/2020

Deixe um comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado. Os campos necessários são marcados com *.