Aspuv

Seção Sindical dos Docentes da UFV
Meninas participantes pelo projeto “Pérolas Negras” participam de exibição de documentário na ASPUV

Tarde de cinema na ASPUV na última quinta-feira (17): cerca de 40 crianças e adolescentes participantes do projeto Pérolas Negras estiveram na sede social para a exibição do documentário Todo mundo vai querer dançar comigo, que trata sobre a presença de mulheres negras na UFV, seguida por uma roda de conversa. Estiveram presentes ainda representantes de movimentos como União de Negros pela Igualdade – Viçosa (Unegro) e Núcleo de Estudos Afro Brasileiros – UFV (Neab).

“Pensar na luta pela educação é pensar na luta por educação para todos, na luta por justiça social. É pensar em igualdade (…). Porque a luta pela educação é um processo muito mais amplo do que simplesmente carreira e luta da classe”, ressaltou a presidenta da ASPUV, Junia Marise Matos Sousa.

A coordenadora do projeto, Raissa Rosa, destacou como a atividade foi um exemplo de troca e diálogo entre as comunidades viçosense e universitária: “é uma reafirmação da importância que a cidade tem para a universidade e a universidade para a comunidade viçosense. Como o saber acadêmico e o saber que vem do povo eles se intensificam ainda mais e se fortalecem. É ampliar a perspectiva de que esse local também é para a comunidade”.

“Acho que a gente tem que sempre ter e proporcionar esses espaços para dialogar. Ainda mais com meninas novas, falar sobre empoderamento, empoderamento da mulher negra é essencial. A gente tem que ocupar todos esses espaços”, completou a jornalista e diretora do documentário, Amanda Cristina Carneiro.

O Pérolas Negras

O projeto Pérolas Negras nasceu em 2013 em Viçosa com o objetivo de trabalhar a autoestima e o empoderamento de meninas negras. Atualmente, atende crianças e adolescentes do bairro Carlos Dias (conhecido como Rebenta), comunidade do Buieié, da cidade vizinha de Paula Cândido e de Salvador (BA).

Confira abaixo a reportagem em vídeo:

(Assessoria de Comunicação da Aspuv)

Deixe um comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado. Os campos necessários são marcados com *.