Aspuv

Seção Sindical dos Docentes da UFV
Fonasefe prepara mobilizações para 10 de agosto, Dia Nacional de Lutas

Em reunião esta semana, o Fórum das Entidades Nacionais dos Servidores Públicos Federais (Fonasefe) definiu estratégias para a construção do Dia Nacional de Lutas, agendado pelas centrais sindicais para 10 de agosto.



O Fonasefe construirá, junto com o Fórum Nacional Permanente de Carreiras Típicas de Estado (Fonacate), mobilizações nos estados. As entidades não descartam também a possibilidade de realizar um ato em Brasília. Esta decisão, no entanto, será tomada em um próximo encontro. “Não podemos nos desmobilizar por conta das eleições. O dia 10 é o momento para mostrar que as categorias não irão se desmobilizar pelas eleições, pelo contrário, que estaremos mobilizados para lutar contra a retirada de direitos e pela revogação do teto de gastos (…). O fato de termos tido uma vitória parcial na Lei de Diretrizes Orçamentárias não pode fazer com que baixemos a guarda”, destacou a secretária-geral do Sindicato Nacional dos Docentes das Instituições de Ensino Superior (Andes-SN), Eblin Farage, lembrando que que o governo pode alterar a proposta orçamentária novamente e que o projeto de reforma da Previdência também não está descartado de voltar à discussão no Congresso.



Outro tema debatido, durante o encontro, foi a Campanha Em Defesa dos Serviços Públicos e pela revogação da Emenda Constitucional 95, que tem sido um dos focos do Fonasefe. Nesse sentido, as entidades indicaram a construção de um seminário nacional sobre os serviços públicos. A ideia é reunir servidores federais, estaduais e municipais em Brasília na segunda quinzena de agosto. Entre outros temas, estará em discussão a data-base para o funcionalismo público. Ainda em relação a essa pauta específica, a reunião apontou para a realização de um ato no dia 12 de setembro, quando haverá a mudança da presidência do Supremo Tribunal Federal (STF), com o objetivo de pressionar a votação sobre a obrigatoriedade da revisão salarial anualmente para os servidores.



Dia Nacional de Lutas

Dez de agosto foi definido pelas centrais sindicais brasileiras, incluindo a CSP-Conlutas (à qual o Andes é filiado), como um Dia Nacional de Lutas contra os ataques do governo e em prol dos direitos dos trabalhadores. Foram definidos como eixos as mobilizações em defesa do emprego e da aposentadoria e contra a reforma Trabalhista. O Andes incorporou a data ao seu calendário de lutas.


Crédito da foto: divulgação Andes

(Assessoria de Comunicação da Aspuv com informações do Andes)

Deixe um comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado. Os campos necessários são marcados com *.