Aspuv

Seção Sindical dos Docentes da UFV
Estudante agride professor da UFAM que abordava fascismo em aula

Um estudante da Universidade Federal do Amazonas (UFAM) atirou uma mesa sobre o professor Marcondes Abreu durante uma aula, que abordava o fascismo em uma disciplina do curso de Letras. O docente apresentou à turma um vídeo do linguista Marcos Bagno, docente da Universidade de Brasília (UnB), sobre o fascismo. Em seguida, pediu que os alunos analisassem letras de músicas e as relacionassem ao tema. Foi nesse momento que a agressão ocorreu.



Segundo divulgado pelo Sindicato Nacional dos Docentes das Instituições de Ensino Superior (Andes-SN), depois de jogar a mesa em direção ao professor, o estudante ainda tentou continuar as investidas contra o professor, mas foi impedido por colegas. Abreu registrou um boletim de ocorrência na Polícia Civil do Amazonas. “Eu levei pra turma um vídeo do Marcos Bagno. E numa parte do vídeo, ele fala sobre fascismo, as ditaduras. Falava que a língua é poder. Refleti sobre as letras de músicas. E o aluno começou a vociferar”, relatou o professor em seu perfil em uma rede social. “Ele começou a gritar em sala e eu não revidei. Jogou a mesa na minha direção e fiquei acuado por detrás da mesa. A turma fez barreira pra ele não me alcançar. Com sorte consegui escapar, mas ele foi atrás de mim no corredor. Tenho medo, muito medo”, completou o docente.



A Associação dos Docentes da Ufam (Adua – Seção Sindical do Andes-SN) divulgou nota de repúdio ao episódio. No texto, lembrou que a universidade pública, gratuita e laica é alvo de ataques que ameaçam as condições mínimas para o desenvolvimento das atividades de ensino, pesquisa e extensão: “insatisfação, insegurança e medo tornaram-se sentimentos comuns na vida universitária. Nesse ambiente começam a surgir grupos de indivíduos que dão vazão a suas angústias por meio da violência. Assim é que a agressão física e verbal a estudantes, professores e professoras vem crescendo dentro das universidades”. A Adua informou ainda que prestando assessoria jurídica ao docente.



Confira a nota completa da seção sindical aqui.

Crédito da foto em destaque: divulgação UFAM

(Assessoria de Comunicação do Andes com edições da Aspuv)

Deixe um comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado. Os campos necessários são marcados com *.