Aspuv

Seção Sindical dos Docentes da UFV
Público começou a encher a feira ainda à tarde.



Uma edição especial marcou o aniversário de um ano da Feira de Economia Solidária e Agricultura Familiar – Quintal Solidário na última quarta (20). Centenas de pessoas prestigiaram o evento, que contou com apresentação do trio Bossa Viçosa, espaço lúdico, confecção de esculturas para as crianças e bolo, além da feira de artesanatos e alimentos. Houve ainda uma exposição fotográfica com registros desse primeiro ano, sorteio de sacolas ecológicas para o público e entrega gratuita delas para os sindicalizados.



O Quintal Solidário nasceu de uma parceria entre a Aspuv e a Incubadora Tecnológica de Cooperativas Populares (ITCP-UFV). Desde o seu início, em setembro de 2016, foram realizadas 38 edições da feira. O projeto tem o objetivo de promover a economia solidária e a agricultura familiar, gerando renda para os produtores e fortalecendo a economia local.



Trio Bossa Viçosa se apresenta na edição comemorativa do Quintal Solidário



Sacolas ecológicas trabalhadas pelo Grupo Semente distribuídas durante a feira

Atualmente, cerca de 30 expositores de Viçosa e região comercializam seus produtos na feira. Todos recebem orientações de instituições parcerias, como a Vigilância Sanitária e a Emater. Além da venda dos artesanatos e alimentos, o Quintal Solidário também promove atividades culturais em todas as suas edições, tornando-se, assim, um local de lazer para a comunidade. “Um aspecto que eu acho extremamente relevante é o fato de não ser um espaço só do professor. É um espaço da comunidade viçosense. Tornou-se um ponto de encontro (…) A minha avaliação é que nós, de fato, cumprimos a nossa responsabilidade social enquanto uma entidade que está inserida no município de Viçosa, que tem um compromisso com a sociedade que a mantém”, destacou a presidente da Aspuv, Sylvia Franceschini.



Outra preocupação do projeto é quanto à questão ambiental. Todo o lixo produzido nas edições é separado. Na feira, está instalado ainda um ecoponto para o recebimento do óleo de cozinha usado. A cada dois litros, o visitante recebe uma “moeda social” para ser trocada por produtos disponíveis na barraca. O óleo arrecadado é encaminhado para a reciclagem.



O Quintal Solidário é realizado todas as quartas-feiras, na sede da seção sindical, a partir das 17h. A atividade é aberta a todo o público.


 (Assessoria de Comunicação da Aspuv)

Deixe um comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado. Os campos necessários são marcados com *.