Aspuv

Seção Sindical dos Docentes da UFV
Docentes atualizam plano de lutas durante o 63º Conad
Crédito da foto: Andes.



Chegou ao fim, no último domingo (01), a 63ª edição do Conad, instância deliberativa do Sindicato Nacional dos Docentes das Instituições de Ensino Superior (Andes-SN). Durante quatro dias, cerca de 300 professores de 70 seções sindicais de todo o país participaram da atividade, que foi realizada em Fortaleza (CE). A Aspuv esteve presente com três observadores: a presidente Júnia Marise Matos Sousa, o tesoureiro Allain Wilham Silva de Oliveira e a professora Christina Gontijo Fornaciari, representante da base.



Entre as deliberações tomadas no Conad, está a atualização do plano de lutas da categoria. Nesse sentido, foi definida uma agenda de mobilizações, que contará, por exemplo, com um Dia Nacional de Lutas contra os assédios sexual e moral e outro contra o racismo.



Em relação à pauta específica do setor da Instituições Federais de Ensino, foi deliberada a articulação com outras entidades para buscar a dispensa do ponto eletrônico para docentes do Ensino Básico, Técnico e Tecnológico (EBTT) ou similar.



Combate à violência na Maré

Foi aprovado, por unanimidade, que o Andes, via secretaria regional e seções sindicais do Rio de Janeiro, continue a apoiar ações de combate à violência na Maré e demais favelas cariocas, denunciando as ações de extermínio promovidas pelo Estado e apoiando ações de organizações, movimentos e entidades locais que lutam pela defesa dos direitos humanos.



Além disso, os docentes decidiram que o sindicato nacional incentivará que as demais secretarias regionais envidem esforços no sentido de reforçar ações de defesa dos direitos humanos nos estados e regiões aonde se evidenciam a violência do Estado.



Novos membros para a Comissão da Verdade do Andes

Em Fortaleza, foram eleitos os novos integrantes da Comissão da Verdade do sindicato nacional para o próximo biênio. Foram escolhidos como titulares os docentes Josefa Lopes (Apruma – UFMA), Alexandre Marcondys (Sindunifap – UFAP) e Wanderson Fábio de Mello (Aduff – UFF) e como suplentes os professores Cristiano Endoker (Aprofurg – FURG) e Flavio Pereira (Adunioeste – Unioeste). A comissão será ainda composta por dois representantes da diretoria do Andes, Ana Maria Estevão e Erlando Rêses.



A Comissão da Verdade do sindicato foi criada com o objetivo de contar a versão dos trabalhadores perseguidos nas universidades, já que há várias discordâncias em relação à forma como foi constituída e como trabalhou a Comissão Nacional da Verdade, instituída pelo Governo Federal.



Crédito da foto: Andes.



Prestação de contas

Foram aprovadas as prestações de contas do exercício 2017 do Andes, a do 37º Congresso do sindicato nacional, realizado em janeiro, e a previsão orçamentária para 2019. Durante a votação, alguns docentes apresentaram questionamentos a respeito do repasse de seções sindicais e sugestões para redução de despesas com eventos nacionais, além de contribuições para melhorar a arrecadação das seções sindicais e do Andes.



Próximo Conad e nova seção sindical

Durante a atividade, foi definido Brasília como sede do 64º Conad, que será realizado em 2019 em parceria com a Associação dos Docentes da Universidade de Brasília (Adunb). Os delegados aprovaram também a constituição da Associação dos Professores e Professoras do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul (Sindoif), nova seção sindical do Andes. Essa decisão precisa ainda ser ratificada.



Carta de Fortaleza

Ao fim do Conad, foi divulgada a “Carta de Fortaleza”. Confira aqui o texto na íntegra.



Leia também:

Começa o 63º Conad: nova diretoria do Andes toma posse


Crédito das fotos: Andes


 (Assessoria de Comunicação da Aspuv com informações do Andes)

Deixe um comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado. Os campos necessários são marcados com *.