Aspuv

Seção Sindical dos Docentes da UFV



A próxima segunda-feira (20) é o Dia da Consciência Negra, por isso a Aspuv realizará um debate, na data, abordando questões como o negro na universidade e a luta antirracista. A atividade contará com a participação de três professores convidados, Maria Isabel Chrysostomo (Departamento de Geografia da UFV), Paulino Cardoso (Universidade do Estado de Santa Catarina -Udesc) e Sales Augusto dos Santos (Departamento de Ciências Sociais da UFV). Os docentes bordarão os seguintes temas respectivamente: Políticas étnico-raciais em Viçosa: avanços e desafios nas últimas décadas; Luta antirracista e experiência democrática no Brasil contemporâneo e 20 de Novembro: a consciência negra na universidade.



O evento está marcado para as 18h30, na sede da Aspuv (casa 52 da Vila Giannetti). O debate será aberto ao público.



Confira abaixo mais sobre os palestrantes:



Maria Isabel Chrysostomo

É mestre e doutora em Planejamento Urbano e Regional pelo Instituto de Pesquisa em Planejamento Urbano e Regional da Universidade Federal do Rio de Janeiro. Em 2010, realizou a pesquisa de pós-doutorado na École des Hautes Études en Sciences Sociales, na França. Orienta o censo racial dos servidores da UFV.



Paulino Cardoso

Mestre e doutor em História pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo. Foi pró-Reitor de Extensão, Cultura e Comunidade da Udesc; membro da Comissão Assessora de Diversidade para Assuntos Relacionados à Educação dos Afro-Brasileiros; do Conselho Nacional de Promoção da Igualdade Racial e presidente da Associação Brasileira de Pesquisadores Negros. É diretor da Associação de Investigadores Negros da América Latina e Caribe.



Sales Augusto dos Santos

Mestre e doutor em Sociologia pela Universidade de Brasília e pós-doutor pelo Department of Africana Studies at Brown University. Foi coordenador do Grupo de Trabalho – Publicações da Associação Brasileira de Pesquisadores Negros e um dos coordenadores da Série Violência em Manchete do Movimento Nacional de Direitos Humanos. Recebeu o prêmio Martin Diskin Dissertation Award de melhor tese de doutorado. É coordenador do Setor de Pesquisa Institucional da UFV.



Aspuv Debate: Consciência Negra

Segunda-feira (20), 18h30 – Aspuv (casa 52 da Vila Giannetti)


(Assessoria de Comunicação da Aspuv com informações da Plataforma Lattes)

Deixe um comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado. Os campos necessários são marcados com *.