Aspuv

Seção Sindical dos Docentes da UFV
Depois da Capes, CNPq também diz que pesquisas poderão ficar comprometidas em 2019

Após o anúncio de que a Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes) pode deixar de pagar cerca de 200 mil bolsas de pesquisa, outro importante órgão de fomento à produção científica brasileira informou que suas atividades também estão em risco em 2019. Em uma carta aberta, o presidente do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq), Mário Neto Borges, disse que, se mantido o orçamento previsto para o órgão, o lançamento de editais de pesquisa, a contratação de novos projetos e outras iniciativas poderão ser limitados. De acordo com o texto, em 2018, o CNPq contou com um recurso de R$ 1,2 bilhão.  Em 2019, o montante deve cair para R$ 800 milhões, segundo o previsto pelo projeto de Lei Orçamentária Anual.



A carta destaca ainda: “a Ciência, Tecnologia e Inovação são ferramentas fundamentais para o país e o impulso a esses setores é firme alavanca para o desenvolvimento sustentável com lastro: cada real que se destina à pesquisa científica e cada minuto que se permite à inteligência e criatividade brasileiras exercitarem a busca por soluções, nos mais diferentes campos, vão sempre render frutos e benefícios para o País. A história comprova isso: nações que se desenvolveram efetivamente, que deram salto em busca de se tornarem mais prósperas e justas, valeram-se intensamente dos benefícios proporcionados pela pesquisa científica”. Para ler o texto na íntegra clique aqui.



No ano passado, o CNPq já havia quase suspendido o pagamento de mais de 100 mil bolsas de pesquisa devido à falta de recursos. Em agosto, o órgão afirmou que não havia recursos a partir do mês seguinte. Após ampla repercussão do caso, o dinheiro foi liberado.



Leia também:

Aspuv lança tema para foto de perfil no Facebook contra cortes e perseguição na educação e na ciência

Nota de repúdio do Andes aos cortes de orçamento na Capes


Crédito da foto em destaque: divulgação CNPq (em galeria com fotos de Marcelo Gondim e Carlos Cruz)

 (Assessoria de Comunicação da Aspuv com informações do CNPq)

Deixe um comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado. Os campos necessários são marcados com *.