Aspuv

Seção Sindical dos Docentes da UFV

Chegou ao fim, no último domingo (16), o 62º Conselho do Sindicato Nacional dos Docentes das Instituições de Ensino Superior -Andes-SN- (Conad), realizado durante quatro dias em Niterói (RJ). No encontro, foram aprovadas a atualização do plano de lutas, a prestação de contas da entidade e tomadas outras deliberações. A Aspuv esteve presente com um observador, o professor Allain Oliveira.



Confira abaixo um resumo do que foi decidido no conselho:



Plano de Lutas do Setor das Instituições Federais de Ensino (Ifes)

O Conad pautou a necessidade de ampliar o combate à reforma da Previdência e lutar pelas revogações da reforma Trabalhista e da Lei de Terceirizações. Essa deliberação foi comum aos setores das instituições municipais, estaduais e federais.



Em relação à pauta específica das Ifes, foi aprovada a mobilização em defesa da previdência pública e pela manutenção e ampliação da preferência pelo regime de Dedicação Exclusiva (DE). Para isso, o Andes deverá intensificar a “Campanha em Defesa da Previdência Pública”, aumentar a pressão junto a parlamentares e desenvolver ações para garantia de progressões e promoções para os docentes.



Moções aprovadas

A plenária final do Conad aprovou 12 moções, entre elas, de repúdio ao atraso dos salários dos servidores do Rio Grande do Norte há um ano e seis meses e à emenda aditiva que propõe extinguir a Universidade Federal da Integração Latino-Americana (Unila), por meio da criação da Universidade da Fronteira Oeste.



Outras deliberações

O Conad decidiu pela construção do III Encontro Nacional de Educação, previsto para o segundo semestre de 2018. A ideia é que o evento seja precedido por encontros regionais preparatórios. Também foram deliberadas ações relacionadas à educação e ao trabalho de pessoas com deficiência, como a realização de atividades sobre educação inclusiva, a luta pela implementação da Lei Brasileira de Inclusão de Pessoas com Deficiência, além do desenvolvimento de trabalhos para a identificação e o combate aos mecanismos, que burlam o acesso dessas pessoas a cargos de docência e de servidores técnico-administrativos.



Outra novidade do encontro foi a criação de uma Comissão Permanente de Enfrentamento ao Assédio, a ser incorporada ao estatuto do sindicato no seu 37º Congresso em janeiro. Ainda foi decidido que, nas atividades nacionais do Andes, haverá uma outra comissão, composta por três membros da diretoria e dois da seção sindical que receber o evento, também para tratar desse assunto.



Nova seção sindical e 63º Conad

Os delegados presentes no Conad homologaram uma nova seção sindical filiada ao Andes: a Associação dos Docentes da Educação Superior da Fundação de Apoio à Escola Técnica do Estado do Rio de Janeiro (Adesfaetec).



Por fim, foi decidido que a próxima edição do encontro será realizada em Fortaleza (CE), em parceria como o Sindicato dos Docentes da Universidade Estadual do Ceará (Sinduece).



—–

Fontes:



“Conad atualiza plano de lutas das Federais, Estaduais e Municipais” (disponível em: <http://www.andes.org.br/andes/print-ultimas-noticias.andes?id=8923>)

“Delegados aprovam prestação de contas e Fortaleza é sede do próximo Conad” (disponível em: <http://www.andes.org.br/andes/print-ultimas-noticias.andes?id=8924>)

“62º Conad atualiza plano de lutas do ANDES-SN” (disponível em: <http://www.andes.org.br/andes/print-ultimas-noticias.andes?id=8922>)


(Assessoria de Comunicação da Aspuv com informações do Andes)

Deixe um comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado. Os campos necessários são marcados com *.