Aspuv

Seção Sindical dos Docentes da UFV
Confira vídeos realizados pela Aspuv no Mês da Consciência Negra

Ao longo do mês de novembro, a Aspuv produziu e divulgou uma série de vídeos sobre como é ser negro na UFV, uma universidade ainda majoritariamente branca. Foram entrevistados sindicalizados, integrantes de movimentos sociais e estudantes, que relataram as vivências e os preconceitos enfrentados diariamente.



Em um dos vídeos, dois alunos de graduação falam sobre casos de racismos sofridos durante a matrícula. “Ela (assistente social) pegou todos os meus documentos, organizou eles na mesa e falou assim: ‘olha, não tem como aceitar sua matrícula’ (…). Eu falei: ‘eu não estou entendendo, porque eu trouxe todos que você pediu, todos os documentos estão aqui’. E nessa hora eu comecei a ficar muito afobado, eu comecei a suar, eu comecei a chorar, eu comecei a ficar desesperado (…). E ela falou assim: ‘é, mas acontece que você não faz o perfil dos estudantes dessa universidade’”, relatou um dos jovens.



Confira abaixo os vídeos produzidos:



Depoimentos de professores negros:



Denúncia de racismo durante a matrícula:



Depoimentos de estudantes negros:



Vídeo da X Marcha da Consciência Negra, evento do qual a Aspuv foi apoiadora:



Os materiais foram divulgados inicialmente na página da Aspuv no Facebook. Para acompanhar os conteúdos da seção sindical em primeira mão, acompanhe as nossas redes sociais: facebook.com/aspuv e instagram.com/aspuv.


 (Assessoria de Comunicação da Aspuv)

Deixe um comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado. Os campos necessários são marcados com *.