Aspuv

Seção Sindical dos Docentes da UFV

Depois de grande repercussão na comunidade acadêmica, o Conselho de Ensino, Pesquisa e Extensão (CEPE) deliberou, em reunião nessa terça-feira (05), pela revogação da sua decisão de aderir a uma nota mínima no Sistema de Seleção Unificada (SISU)/Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM) para o ingresso na UFV bem como pela abertura de discussão sobre o tema com os segmentos que compõe a universidade. A reconsideração atendeu a ofícios e recursos recebidos pelo Conselho, um deles encaminhado pela Aspuv.



Entenda o caso

No dia 17 de novembro, o CEPE aprovou a instituição de uma nota mínima no SISU/ENEM para que o candidato pudesse ser admitido em um curso de graduação na UFV: 450 pontos para a entrada no campus de Viçosa e 400 para os campi de Florestal e Rio Paranaíba. Na manhã do mesmo dia, a proposta havia sido rejeitada em reunião da Pró-Reitoria de Ensino com coordenadores de cursos e diretores de centro. Após pedidos de revogação enviados ao Conselho Universitário (Consu), o mesmo deliberou por reencaminhou a medida ao CEPE.



Pouco após tomar conhecimento da aprovação da nota mínima, a Aspuv enviou um ofício ao CEPE pedido que a decisão fosse revogada e a discussão sobre o assunto aberta. Na avaliação da seção sindical, a proposta deveria estar embasada em estudos, que demonstrassem a sua real necessidade. A entidade classificou ainda a decisão de precipitada e equivocada, além de alertar para o seu caráter excludente. O texto completo assinado pela diretoria da Aspuv está disponível aqui.


(Assessoria de Comunicação da Aspuv)

Deixe um comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado. Os campos necessários são marcados com *.