Aspuv

Seção Sindical dos Docentes da UFV

A Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes) criou um Grupo de Trabalho para regulamentar a Educação à Distância (EAD) na pós-graduação stricto sensu. O grupo foi criado por meio de uma portaria e tem prazo de funcionamento de 90 dias prorrogáveis.



Os trabalhos serão coordenados pela Diretoria de Educação à Distância (DED) e pela Diretoria de Avaliação (DAV) da Capes. Participarão representantes da Câmara de Educação Superior do Conselho Nacional de Educação (CNE); Associação Nacional dos Dirigentes das Instituições Federais de Ensino Superior (Andifes); Associação Brasileira dos Reitores das Universidades Estaduais e Municipais (Abruem) e Conselho Nacional das Instituições da Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica (Conif). Além deles, também estão no grupo a Associação Brasileira de Mantenedoras do Ensino Superior (ABMES) e a Associação Brasileira de Educação à Distância (ABED). A ABMES é a entidade patronal do ensino superior privado. Já a ABED, composta por docentes de instituições privadas e públicas que busca “estimular a prática e o desenvolvimento de projetos em educação a [sic] distância em todas as suas formas”, segundo seu site.



O Sindicato Nacional dos Docentes das Instituições de Ensino Superior (Andes-SN) reagiu à criação do grupo de trabalho da Capes e criticou a falta de representatividade da sua composição: “EAD é um grande filão da iniciativa privada, e agora ele vai chegar de vez à pós-graduação stricto sensu. É mais um nicho de mercado para a iniciativa privada lucrar com a educação pública (…). Temos que acompanhar de perto as normas que serão elaboradas por esse grupo. A comissão é formada apenas por entidades da oficialidade e do mercado. Há ausência de representações de docentes, de servidores e de estudantes, além de associações científicas no debate, o que é lamentável. Não serão levados em conta posições de quem vivencia na prática as consequências da EAD, como a precariedade do trabalho”, analisou a 3ª vice-presidente e uma das coordenadoras do Grupo de Trabalho de Política Educacional (GTPE) do Andes, Olgaíses Maués.


 (Assessoria de Comunicação do Andes com edições da Assessoria de Comunicação da Aspuv)

Deixe um comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado. Os campos necessários são marcados com *.